em

AmeiAmei

Perigos do celular e tablet para crianças

O uso exagerado de tecnologias pode ser prejudicial à saúde das crianças

Há 20 anos atrás as pessoas não tinham celulares. Poucas pessoas tinham computadores em casa, e mesmo as que tinham, não utilizavam muito. Os celulares e tablets não eram uma opção para a maioria das pessoas e principalmente para as crianças.

Com o desenvolvimento da tecnologia, hoje é difícil encontrar quem não tenha um celular e quem não tenha se convertido às facilidades da vida com internet, especialmente as crianças.

As crianças de hoje nem imaginam como era o mundo sem toda essa tecnologia. E agora utilizam dessa tecnologia para brincar, deixando de lado as brincadeiras no exterior, com amigos e brinquedos.

O efeito da tecnologia para as crianças

Por mais que nos facilite a vida, a tecnologia pode não ser algo tão bom, principalmente para as crianças. Ela acaba por levar as crianças para um mundo virtual, interferindo nas suas capacidades de aprendizagem, no comportamento e amadurecimento.

Veja o que o uso exagerado de tablets e celulares pode causar às crianças:

1. Aumento da agressão

É muito difícil controlar o que o seu filho está vendo na internet. A exposição a meios de comunicação violentos, especialmente em videogames e jogos online, tem sido fortemente associada a tendências antissociais e pensamentos, comportamentos e ações agressivos.

2. Dependência

A via fronto-estriatal, que é a mesma via neural ligada à dependência de drogas e distúrbios comportamentais, como o jogo, também está associada a certos tipos de mídia. Dar aos seus filhos acesso ilimitado à Internet, redes sociais e jogos através de um smartphone ou tablet aumenta o risco de seu filho desenvolver um vício real na tecnologia.

3. Dificuldade de aprendizagem

Usar celulares ou tablets desde criança, significa acessar múltiplas formas de entretenimento ao mesmo tempo. Isso os torna mais facilmente distraídos e podem desenvolver dificuldades em prestar atenção na aula. Junto com os déficits de atenção, vem a deterioração da memória visual, a imaginação e a capacidade de trabalhar de forma eficiente e eficaz ou se concentrar em uma tarefa.

4. Interações sociais e ansiedade

A crescente dependência de nossos filhos em tecnologia está prejudicando o desenvolvimento de habilidades sociais presenciais. As mensagens de texto afetam a forma como eles aprendem a se expressar através da linguagem corporal, tom, toque, voz e expressão facial, bem como como entender os sinais de outras pessoas.

5. Exposição à radiação

A cabeça da criança é duas vezes mais capaz de absorver radiação e a medula óssea do crânio absorve dez vezes mais radiação em comparação com um adulto. Embora ainda não conheçamos todos os efeitos da radiação ao usar o celular, sabemos que aumenta o risco de desenvolver tumores cerebrais e câncer. São necessárias mais pesquisas sobre esse assunto, para poder esclarecer os reais perigos.

6. Obesidade

Quanto mais tempo as crianças passam usando a tecnologia, menos tempo passam se exercitando, ficando muito sedentárias. Por isso, ficar muito tempo no celular, tablet, computador, vídeo games, aumenta a capacidade de obesidade.

7. Dormir mal

As crianças, e principalmente os adolescentes, precisam dormir aproximadamente 8.5-10 horas por noite, mas a maioria está dormindo apenas 7.5-8.5 horas, e até menos. O uso de celulares e monitores, especialmente um pouco antes de dormir, interfere diretamente na quantidade e na qualidade do sono.

8. Saúde mental

Há uma série de implicações que o uso do telefone celular tem na saúde mental de nossos filhos. As crianças agora estão expostas à internet todos os dias, com mensagens sugestivas que lhes dizem como pensar, sentir, agir e o que assistir.

9. Saúde

Crianças que estão sempre usando a tecnologia, acabam por serem mais sedentárias, menos sociáveis e isso pode causar problemas de saúde e emocionais.

10. Postura

À medida que as crianças gastam mais e mais tempo em telefones, computadores e tablets, vemos uma deterioração na postura. Essas crianças são mais propensas a adotar posturas sustentadas e muitas vezes desconfortáveis, observadas em adultos com certos distúrbios músculoesqueléticos.

11. Olhos

O uso prolongado de telas pode causar tensão ocular em adultos e crianças, no entanto, a maneira como as crianças usam a tecnologia coloca-as em mais risco (pois passam mais tempo usando a tecnologia). Sintomas como dores de cabeça, olhos doloridos e visão turva podem ser ocasionados pela exposição exagerada à tela do celular ou tablet.

Como evitar que as crianças fiquem viciadas em tecnologia

  • Imponha limites de tempo para o uso do celular;
  • Incentive outros tipos de brincadeiras;
  • Limite os horários do uso do celular (por exemplo, não usar 30 minutos antes de dormir);
  • Convide amigos dos seus filhos para brincar na sua casa, com jogos que não envolvam tecnologia;
  • Leve o seu filho para passar um tempo fora de casa, em um parque por exemplo.

Preze pela saúde de seu filho, dando também um exemplo, evitando ficar no celular o tempo inteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Ao dar banho em criança, mãe percebe marcas de mordida

20 smartphones que emitem mais radiação