Crédito: Keesler
em

Percevejo de cama: como evitar e identificar diferenças entre ele, pulgas e ácaros

Com picada dolorosa e sintomas que podem durar 2 semanas, ele vem se espalhando pelo país

Você sabe o que realmente é o percevejo de cama, como identificar e a diferença entre ele, pulga e ácaro? Essa informação é essencial, já que o Brasil está sofrendo com um aumento dessa praga, depois de quase ter erradicado.

Sinais de que tem percevejos na sua cama

percevejo de cama o que fazer
Crédito: Veja São Paulo

Os percevejos podem passar desapercebidos, pois são realmente muito pequenos, medindo cerca de 4 mm de comprimento. A espécie mais comum no Brasil é a Cimex lectularius, mas outros tipos já estão aparecendo. Isso porque existem surtos em países da Europa, na Austrália e Estados Unidos. Como há muita gente viajando e o percevejo de colchão pode se alojar nas malas, há uma disseminação da praga.

Mas, que se deve fazer então para lidar com essas pequenas criaturas, tão incômodas? A primeira coisa é identificar o foco, para poder fazer o tratamento adequado. Fazer a análise em casa e quando chegar a hotéis é fundamental. E nada de ir colocando sua mala da cama, ok? Leve para o banheiro e comece a procurar pelos sinais.

Picadas que ardem e coçam

O sintoma mais comum de que existe percevejo na cama é, obviamente, a marca da picada. E não é apenas uma. Normalmente eles vivem em conjunto, saindo para se alimentar à noite. Eles se locomovem devagar, pois não saltam nem voam. São extremamente eficazes: em 5 minutos, já recolheram todo o sangue que precisam para o dia, deixando uma picada muito incômoda.

Manchas marrons no colchão ou lençol

Outro sinal a ser observado é a presença de manchas marrons pelo colchão, formadas pelas fezes do animal. Elas são arredondadas e podem ser encontradas sozinhas ou em conjuntos. Além disso, não estarão necessariamente somente nas bordas do colchão ou lençol, pois ele se locomove pela cama.

Aglomerado escuro

O mais óbvio é claro é quando você encontra o foco do problema. Eles ficam em grupos, que formam um aglomerado em locais de menor acesso, para que possam sair durante a noite. Então, verifique os locais abaixo da costura do colchão, as frestas da cabeceira, estrado, união da cama box, assoalho no chão ao redor e locais similares.

Como eliminar

Antigamente, eles foram praticamente extintos no Brasil, por causa da utilização de DDT. Esse veneno é extremamente tóxico – para pragas e humanos – e acabou sendo proibido. Dessa forma, o ideal é entrar em contato rapidamente com um empresas especializadas em dedetização e contratar seu serviço.

É importante também lavar todas as roupas de cama em água quente, assim como aquelas que tiveram contato com o local infectado. Em seguida, deixar secar ao sol por muitas horas, evitando a recontaminação. Além disso, pode usar a secadora de roupas em temperatura máxima, por 20 minutos, se tiver.

Quais as diferenças entre percevejo, pulga e ácaro

Por mais que todas essas pragas sejam identificadas pela picada e coceira, elas são e agem de formas diversas. Veja como eles podem ser diferentes:

  • Percevejo de cama: ataca à noite e a picada pode arder e coçar intensamente por até 2 semanas. Seus focos são encontrados em costuras de colchão, sofá e estrados;
  • Pulga: ela é velha conhecida, principalmente para quem tem animais de estimação. Porém, mesmo sem o bichinho, ela pode infestar a casa, ficando em frestas, montes de areia e até tapetes;
  • Ácaro: inimigo número um de quem sofre com alergias, o ácaro é o mais difícil de identificar, mas é fato que há grandes chances dele estar por perto. Ele se alimenta de restos de pele e outros detritos, gostando muito da companhia humana. Se adaptam bem em locais úmidos ou secos.

Como eliminar pulgas e ácaros

Para evitar a proliferação de pragas como essas, alguns cuidados básicos são necessários e igualmente importantes:

  • Leve seu cachorro regularmente ao veterinário e aplique remédio contra pulgas;
  • Deixe a casa arejada, com muita entrada de ar e de luz;
  • Troque a roupa de cama semanalmente, lavando com vinagre de álcool, para eliminar ácaros;
  • Evite acumular almofadas, travesseiros, pelúcia e afins na sua cama;
  • Cortinas devem ser lavadas a cada 15 dias;
  • Verifique sempre as condições do seu colchão e das frestas ao redor da cama, em até 2 metros.

São medidas simples, que podem evitar muita dor de cabeça. Lembre de sempre ter atenção quando chegar a um hotel, analisando bem a região. Dessa forma, você evita levar visitantes indesejáveis para sua casa.

nova lei exame câncer

Nova lei garante exame para diagnosticar câncer em até 30 dias pelo SUS

pior bactéria do mundo

Pior bactéria do mundo foi contraída no Egito e quase mata homem