o que é a doença Pênfigo vulgar
Crédito: Freepik
em

Pênfigo vulgar: veja o que é, causas e tratamento dessa doença

Quando as bolhas estouram, há grande risco de infecções que, se não tratadas, podem levar à morte

Algumas doenças são raras e, por isso, pouco se ouve falar delas. Porém, quando surge a oportunidade, é bom conhecê-las melhor, pois podem oferecer grande risco à saúde. É o caso do pênfigo vulgar, uma doença que, se não for tratada, pode levar a óbito.

O que é pênfigo vulgar?

pênfigo vulgar aparência
Crédito: Manual MSD

O pênfigo vulgar é uma doença de pele autoimune considerada rara, que afeta principalmente pessoas idosas. Nessa doença, formam-se bolhas na pele e nas mucosas do corpo que podem evoluir para infecções, sepse (quando a infecção vai para o sangue) e desnutrição, pois as bolhas podem se formar dentro da boca e dificultar a alimentação. É por conta dessas consequências que o pênfigo vulgar pode ser fatal se não for tratado logo quando descoberto.

Causas

Essa é uma doença autoimune, ou seja, os anticorpos atacam as proteínas da pele, achando que elas são invasores que precisam ser combatidos. Os anticorpos destroem as substâncias que mantêm as células da epiderme unidas. Nessa separação das células, fica um espaço maior entre elas. Esse espaço é preenchido por um líquido que chega ao exterior da pele através das bolhas.

Ainda não existe um consenso sobre o que pode causar essa doença autoimune, mas conforme os estudos já realizados, acredita-se que o pênfigo vulgar pode ter uma causa hereditária e também pode ocorrer, em algumas pessoas com essa predisposição, como uma reação adversa ao uso de medicamentos como penicilamina, aspirina, AAS e enalapril.

Sintomas de pênfigo vulgar

Essa doença provoca as bolhas, tanto na pele quanto nas mucosas internas. Costuma iniciar pela boca, depois rosto e mucosas dos genitais, seguindo para todas as demais partes do corpo.

As bolhas estouram facilmente, liberando o líquido em seu interior e deixando um espaço aberto na pele, o que é um grande risco para infecções.

Os pacientes podem sentir dor, mas as bolhas não coçam, o que é bom, pois o mais difícil seria aguentar a coceira sem estourar as bolhas.

Diagnóstico

O tratamento é feito após o diagnóstico, que não é tão simples. Para ter certeza de que se trata de pênfigo vulgar, o médico pode pedir uma biópsia, que é a retirada de uma pequena parte do tecido afetado para poder analisar em laboratório. Também pode pedir um exame de anticorpos e uma endoscopia oral e digestiva para analisar se há bolhas internas.

Tratamento de pênfigo vulgar

Quando o médico conclui que a doença se manifestou por conta do uso de algum medicamento, o tratamento consiste em suspender o uso do medicamento.

Em outros casos, podem ser feitos tratamento com medicamentos corticosteroides na forma de creme ou via oral, dependendo da quantidade de bolhas.

Também há o tratamento com medicamentos imunossupressores que atuam reduzindo a ação dos anticorpos, já que se trata de uma doença autoimune.

Quando o caso é agressivo e os medicamentos corticosteroides e imunossupressores não resultam, os médicos recorrem a outros medicamentos mais potentes.

É importante que, ao notar o aparecimento dessas bolhas na pele ou nas mucosas, o médico seja consultado o quanto antes para prevenir que as bolhas estourem, pois pode resultar em infecções graves.

Como não perder o controle quando seu filho te tira do sério

Como não perder o controle quando seu filho te tira do sério

Como polir pisos de madeira

Como polir pisos de madeira: 3 dicas para fazer por conta própria