Menu

Pelos pubianos: precisa mesmo depilar?

A depilação pubiana pode ter um único benefício real, mas os riscos são maiores. Tome cuidado

Crédito: Freepik

Publicidade

Todos os pelos do corpo têm funções importantes de proteção. Com os pelos pubianos não é diferente. Mas, existe um mito de que é necessário depilar a região do púbis por motivo de higiene.

Aliás, um estudo publicado em 2016 pela revista Dermatology, da Associação Americana de Medicina, comprovou que esse mito é bem forte entre as norte-americanas.

Em uma entrevista realizada com 3.316 mulheres nos Estados Unidos, que perguntou por que elas removiam os pelos da região íntima, 59% respondeu que era por higiene.

Pelos pubianos são anti-higiênicos?

Apesar de muitas mulheres estarem acostumadas a depilar os pelos pubianos desde novas, e por isso, terem a impressão de que ficam mais sujas se não depilarem, esse é um pensamento errado.

Publicidade

Os pelos nessa região servem para proteger a pele da fricção com a roupa e de infecções. O único benefício é que reduz o risco de contrair piolhos, que podem ser transmitidos ao ter contato com uma pessoa que já tenha piolhos – os chamados “chatos”.

Mas, fora isso, os pelos pubianos não são anti-higiênicos, pelo contrário. Depilar esses pelos se torna menos higiênico porque deixa os poros e a pele mais expostos a infecções e inflamações.

Mas pode depilar, se quiser?

Como a depilação pubiana é um hábito para muita gente, seja por estética ou para se sentir mais atraente sexualmente, pode depilar. O importante é tomar cuidado para que a depilação seja segura, sem causar machucados e com o menor risco possível de infecções. Veja o que precisa fazer:

Escolha uma lâmina nova

Se for depilar com lâmina, escolha sempre uma que esteja nova, bem afiada, limpa e sem qualquer sinal de ferrugem.

Publicidade

Hidrate a pele antes

Se puder, faça a depilação no banho, depois de deixar o vapor da água amolecer os pelos e a pele, pois fica mais fácil remover sem machucar.

Se não for no banho, lave bem a pele da região e aplique um creme depilatório 5 minutos antes de se depilar.

Raspe na direção do pelo

O resultado da depilação pode parecer melhor quando você passa a lâmina na direção contrária ao crescimento do pelo. Mas, é aí que ocorrem os pequenos cortes com sangramentos e que podem inflamar, gerando coceira e bolinhas de pus. Raspe sempre na direção do crescimento do pelo.

Publicidade

Hidrate a pele depois

Quando terminar a depilação, lave a região com água fria e sabonete neutro, seque com cuidado e aplique um hidratante para ajudar a pele a se regenerar dos microcortes.

Use calcinha de algodão

Outra dica é usar calcinha de algodão e mais frouxinha depois de se depilar, pois ajuda a não causar irritação e coceira na pele.

Espere os pelos crescerem para depilar de novo

Se você faz depilação com lâmina, sabe que a pior fase é quando os pelos estão começando a crescer, ainda bem pequenos. Querer depilar de novo nessa fase é um sofrimento, pois os pelos estão mais firmes e difíceis de tirar. O risco de se cortar e de ficar com coceira é maior. Então, espere os pelos crescerem um pouco para depilar de novo.

Publicidade

Escolha o melhor método para você

Para quem sofre muito com a lâmina, pode optar por outras formas de depilação que removem o pelo na raiz e ele demora mais para crescer. Tem a depilação a laser (que é mais cara e semidefinitiva), a clássica com cera (que acelera a flacidez) e a melhor de todas, a depilação com linha, que dói um pouco, mas remove os pelos na raiz e não deixa os poros tão expostos.

Sair da versão mobile