Sua pele e cabelo alertam para a deficiência de vitaminas

Organismo emite alerta para a carência de nutrientes.

Publicidade

Pele e cabelos ressecados e a queda capilar são sinais clássicos da deficiência de vitaminas. Os sintomas podem variar conforme o nutriente que está faltando no seu organismo.

A melhor alternativa é sempre procurar um médico para apontar o que há de errado e quais metidas tomar para corrigir o problema.

Há substâncias naturais que também auxiliam, mas ainda assim é melhor consultar o médico para saber se pode consumir.

O próprio organismo emite os sinais sobre o que há de errado.

Quando a pele descama nas extremidades:

Isso pode ocorrer nas mãos e pés. O indicativo é de deficiência de vitaminas do complexo B, principalmente B6, B9 e B12.

Publicidade

Esses componentes estão ligados à saúde dos nervos periféricos. Além da descamação na pele, a carência desses nutrientes pode causar desequilíbrio hormonal e anemia.

Erupções vermelhas no rosto e no couro cabeludo:

A deficiência de vitamina B7 é a principal explicação para a fraqueza do cabelo e a fragilidade da pele.

Entre as formas de contornar o problema está o consumo de alimentos que são ricos em vitamina B7, como soja, framboesa couve-flor, salmão, cogumelos, bananas e nozes.

Câimbras e dores musculares:

Dores que atingem os dedos, costas e pernas podem ser um sinal de falta de cálcio, magnésio e potássio.
É possível aumentar a suplementação desses componentes com aumentando o consumo de brócolis, chá de dente-de-leão, maçãs, cerejas, amêndoas, abobrinha, bananas e avelãs.

Publicidade

Lábios rachados:

Quando os lábios ressecam e racham, há possibilidade de carência nutricional das vitaminas do complexo B, de zinco e ferro.

Entre as alternativas para aumentar a ingestão desses componente estão: frango, lentilhas, espinafre, frutos do mar, salmão, ovos e atum.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Publicidade

Gostou dessa dica? Compartilhe!

PODE GOSTAR TAMBÉM