em

AmeiAmei

Como fazer peeling de café

O peeling caseiro de café tem sido reconhecido pela sua capacidade de renovação celular e pelos benefícios do café para a saúde da pele
peeling de café
Crédito: Pixabay

O café possui antioxidantes que ajudam a reduzir as inflamações em todo o organismo, o que ajuda a prevenir doenças do sistema cardiovascular. Imagine então o que o peeling de café pode fazer pela sua pele.

A cafeína estimula o sistema nervoso central, aumentando a resistência e atenção, além disso, o café ajuda a tratar bactérias e vírus, contendo vitaminas do complexo B, além de zinco, ferro, potássio e outros minerais.

Possui também aminoácidos, lipídeos de boa qualidade, polissacarídeos e polifenóis, como o ácido clorogênico. Além disso, possui triacilgliceróis, esteróis e tocoferóis, muito utilizados em produtos para a pele do rosto.

4 Benefícios do pó de café para a pele

Muitos dos elementos presentes no café são encontrados também em produtos para tratar a pele do rosto, dados seus benefícios.

A borra do café – aquele restinho que fica no filtro, com um pouquinho de água e que demora para coar – é rica em nutrientes, ativados pelo contato com a água quente, sendo excelente para a pele.

Além de eliminar as células mortas, a borra de café serve para eliminar a oleosidade excessiva, cravinhos pretos e espinhas, podendo inclusive clarear a pele.

Estimula também a circulação do sangue no local, regenerando as células e deixando a pele mais jovem. Mas os benefícios da aplicação da borra de café vão muito além. Veja os benefícios do café para a sua pele.

1. Combate a celulite

Dada a sua capacidade em reativar a circulação do sangue na região aplicada, bem como suas propriedades anti-inflamatórias, o café é excelente para combater a celulite.

Para tanto, além da esfoliação, recomenda-se deixar agindo por alguns minutos antes de lavar.

2. Reduzir as olheiras

Da mesma forma que ajuda a aliviar as olheiras, a ativação da circulação sanguínea na região dos olhos faz com que descongestione a área, reduzindo assim as bolsas e olheiras.

Além disso, possui antioxidantes que ajudam a manter o tecido jovem por mais tempo, pois combatem a ação dos radicais livres.

3. Reduzir os sintomas das varizes

Uma massagem realizada com movimentos suaves e circulares, nas regiões predispostas a varizes, irá retardar seu aparecimento. Além disso, ativa a circulação no local, fazendo com que o peso e as dores possam ser aliviados.

4. Reduz manchas na pele

A utilização frequente da borra de café pode ajudar a reduzir as manchas na pele, causadas pela incorreta exposição ao sol. Para isso, basta esfoliar delicadamente o local, lavando e aplicando, a seguir, algum remédio caseiro para tirar manchas ou outro a sua escolha.

Isso vai fazer com que o remédio funcione mais rapidamente, além dos agentes presentes no próprio café beneficiarem o processo.

Como fazer peeling de café caseiro

como fazer peeling de café
Crédito: Unsplash

Para fazer esse maravilhoso peeling de café é muito simples.

Ingredientes

Borra de café: suficiente para passar no rosto;
Água: o quanto bastar.

Modo de usar

  1. Passe a borra de café no rosto, ainda úmida;
  2. Faça movimentos circulares, massageando;
  3. Continue com a massagem até sentir que o café está começando a soltar uma oleosidade natural;
  4. Quando sentir que está oleoso, pare a massagem e deixe o café agir no rosto por 2 minutos;
  5. Lave o rosto com água fria.

Dica: Faça esse tratamento uma vez por semana, para melhores resultados.

Existem também outras receitas de peeling de café para sua pele. Que tal misturar algum óleo essencial, como o de rosa mosqueta ou até mesmo óleo de coco, à borra, para maximizar seu efeito? O mel também é um poderoso aliado na hora da esfoliação, nutrindo e desinflamando a pele.

Para combater acnes e espinhas, você pode misturar a borra com 1 clara de ovo em ponto de neve e 1 gota de óleo de amêndoas, fazendo uma pasta para ser utilizada no rosto antes do banho. Deixe agir por dez minutos, depois de massagear e retire com água morna, durante o banho.

Outras opções para fazer peeling caseiro

Apesar do peeling de café ser uma maravilha para a pele, pode ser que você queira variar um pouco, então que tal testar algumas dessas receitas?

1. Açúcar com azeite de oliva

Excelente para reduzir as ruguinhas e deixar a pele mais radiante, esse peeling é muito fácil de fazer.

Basta misturar uma colher (chá) de açúcar cristal com uma colher (chá) de azeite de oliva de qualidade, aplicando delicadamente na pele e lavando em seguida.

Ele pode ser usado em todo o corpo, se quiser, deixando a sua pele lisinha e sedosa. É importante utilizar um hidratante adequado para cada área aplicada, após o uso.

2. Aveia com iogurte

Além de eliminar as células mortas, esse peeling caseiro ajuda a clarear a pele manchada pelo sol, bastando misturar 1 colher (chá) de aveia em flocos finos com a mesma medida de iogurte natural.

Aplique delicadamente no rosto, com movimentos circulares e deixe agir por 3 minutos. Lave normalmente e hidrate de acordo com a necessidade da sua pele.

3. Açúcar com mel

Excelente contra os cravinhos pretos que insistem em ficar no nariz e na zona T, essa esfoliação é feita com uma colher de sopa de açúcar cristal e outra de mel, massageando bem as regiões afetadas e delicadamente o resto do rosto.

Deixe por 3 minutos e lave com água morna, aplicando em seguida um hidratante adequado à sua pele.

É importante lembrar que para ter uma pele bonita, o corpo deve estar saudável, valendo a pena então investir em uma alimentação adequada, ingestão suficiente de líquidos e na prática de alguma atividade física que você goste.

Você sabia que a borra de café também serve como adubo? Assista ao vídeo e aprenda como usar.

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

como limpar geladeira
Como limpar geladeira: dicas e passo a passo
tirar amarelado dos eletrodomésticos
Como tirar amarelado dos eletrodomésticos