Crédito: Freepik
em

Pedreiro se forma em Direito aos 63 anos

Joaquim Corsino pedalava 42 km por dia para ir para a aula. Ele quer ser delegado

O curso superior é um sonho para muitas pessoas e muitos buscam o diploma logo após o colégio. Só que, algumas vezes, isso não é possível e esse objetivo tem que ser adiado. Foi o caso de Joaquim Corsino, de 63 anos, que se formou em Direito, pedalando 42 km por dia para conseguir o sonhado diploma universitário.

Conheça a história

pedreiro se forma em direito
Crédito: G1 Globo

Mesmo com tantas adversidades, o pedreiro estudante de 63 anos conseguiu realizar seu sonho de se formar em Direito. Ele pedalava todos os dias de sua casa em Cariacica até a sua faculdade em Vitória, ambas cidades do Espírito Santo, somando 42 km ida e volta.

Porém a jornada de Joaquim não foi somente essa. Nascido no interior de Minas Gerais, ele mudou-se para o Espírito Santo jovem e se formou em um curso técnico de Administração. Após o curso técnico, Joaquim foi aprovado em uma Universidade Federal no curso de Ciências Contábeis.

O sonho de se graduar teve que ser pausado na época. Isso porque Joaquim precisou abandonar os estudos para trabalhar. Trabalhou como ajudante de pedreiro e posteriormente como pedreiro, profissão que manteve por muitos anos.

pedreiro se forma aos 63 anos em direito
Crédito: G1 Globo

Mesmo com o passar dos anos, ele nunca deixou de almejar o diploma de ensino superior. E com isso sempre presente em mente, passou a juntar dinheiro para realizar esse sonho. No total, Joaquim conseguiu juntar R$ 55 mil.

Ainda assim, todo esse dinheiro não foi o suficiente. Mesmo já estando cursando a faculdade de Direito, que iniciou em 2008, e concluindo quatro semestres. O motivo foi um empréstimo que fez a um amigo que não o pagou de volta, interrompendo novamente o seu sonho.

Focado em concluir a faculdade, Joaquim voltou a juntar dinheiro para pagar por todo o curso. E, quatro anos depois, conseguiu retornar à faculdade. Dessa vez nada o fez parar, nem os 42 km de distância.

No fim da faculdade, Joaquim ganhou uma bolsa para uma pós-graduação e para o cursinho que o ajudará a chegar até o trabalho dos seus sonhos: ser delegado.

Veja também: dicas para estudar melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
café gelado

8 Receitas de café gelado para fugir do calor

erros que nenhuma mulher deve fazer depois de se casar

9 Erros que nenhuma mulher deve cometer depois de se casar