em

Como estudar melhor: 10 dicas valiosas

Cada pessoa tem um jeito diferente de estudar e aprender. Veja essas dicas e descubra o seu

como estudar melhor
Crédito: Freepik

Não importa se você está estudando o conteúdo do ensino fundamental, médio, cursinho ou do curso superior. Em todas as fases é necessário dedicação e concentração para absorver o conteúdo e saber que realmente aprendeu. Só que nem sempre é fácil conseguir essa concentração e ter um momento de estudo eficiente. Por isso, veja agora dicas valiosas de como estudar melhor.

Dicas de como estudar

Absorver informação faz parte de todos os momentos da vida, pois a cada instante pode-se aprender algo novo. Porém, quando necessita se aprofundar em determinado tema para provar que está apto a passar de fase, é um pouco diferente.

O conteúdo precisa ser compreendido para ficar na sua memória e para ser capaz de discutir sobre ele com habilidade. Para isso, precisa estudar e estudar mais. Porém, não adianta forçar, precisa descobrir os métodos de aprendizado que funcionam melhor para você, pois cada pessoa aprende de um jeito particular. Sendo assim, confira essas dicas e coloque-as em prática.

1. Descubra o melhor horário para você

Há quem esteja se sentindo mais disposto e concentrado logo de manhã cedo, e quem tem hábitos noturnos. Então, respeite seu organismo e tire pelo menos 1 hora do dia para estudar, de acordo com o horário em que se sentir melhor. Só assim vai conseguir a concentração que tanto precisa.

2. Escolha um lugar tranquilo

estudar melhor com rotina
Crédito: Freepik

É praticamente impossível conseguir absorver um assunto com o celular na mão, a televisão ligada e pessoas conversando em volta. Por isso, desligue tudo, desligue-se do mundo e estude em total silêncio. Nem que para isso precise ir para um cômodo afastado da casa ou estudar no intervalo do trabalho, quando ninguém vai lhe interromper.

3. Tenha organização

Se você precisa estudar diferentes assuntos, organize-se. Determine seu objetivo escolhendo por qual vai começar. Há pessoas que conseguem absorver vários assuntos ao mesmo tempo, mas outras precisam estudar uma coisa de cada vez. Então, faça da forma que funciona melhor para você. De nada adianta querer tudo e não aprender nada.

4. Tenha objetivo

Se você se distrai com muita facilidade e quando olha no relógio já perdeu uma hora inteira sem estudar direito, lembre-se do por que está fazendo isso. Você precisa determinar objetivos na sua vida para que o momento de estudo faça sentido. Quer se formar para ter um trabalho melhor? Quer seguir a profissão dos sonhos? Quer passar no concurso? Então escreva o seu objetivo em um local visível e leia-o sempre que se distrair.

5. Ensine outras pessoas

estudar melhor ensinar outra pessoa
Crédito: Freepik

Depois de ler e compreender o assunto a ser estudado, fale com algum amigo para lhe ajudar. A ideia é que você converse com ele sobre o tema, como se estivesse ensinando o que aprendeu. Peça para que ele faça perguntas quando tiver alguma dúvida. Essa é a uma excelente forma de saber se você realmente entendeu o assunto. Tudo o que não souber responder ao seu amigo, anote, pois vai precisar reler e estudar mais.

6. Pratique o conteúdo

Existe uma razão para os professores passarem tantos exercícios depois de pedirem para você ler um conteúdo sobre determinado assunto. É com a prática que você memoriza o que aprendeu, além de descobrir o que ainda tem dúvida e elaborar questionamentos importantes para se aprofundar ainda mais. Então, resolva questões sobre o que estudou.

7. Estude em grupo

estudar melhor em grupo
Crédito: Freepik

Se você não gosta de estudar sozinho, combine com colegas de se reunirem para estudar juntos. Cada um lê o assunto em casa e depois vocês se encontram para falar sobre o que leram, criar questões, tirar dúvidas e ajudar uns aos outros. Um tema precisa ser aprofundado para ser dominado. Apenas ler o conteúdo e decorar palavras-chave e datas não funciona.

8. Faça pausas

Descansar a mente também é importante. Não adianta ficar 5 horas por dia em cima dos livros, sendo que apenas uma foi produtiva de verdade. Quando não estiver conseguindo prestar atenção ou entender um assunto, pare e descanse a mente. Vá ler outra coisa, dormir, cozinhar, caminhar ou o que fizer você dispensar e relaxar. Tem momentos que não adianta forçar. Depois volte e recomece, com a mente mais tranquila.

9. Tenha uma rotina focada

Ter uma rotina para todas as suas atividades faz o seu dia a dia render muito mais, inclusive nos estudos. Então, tenha horário para acordar, tomar seu café, estudar, trabalhar, fazer outras atividades e até horário para dormir. Quando a sua mente entra em um estado de rotina, você começa a fazer tudo com mais precisão e concentração. Logo, vai ter melhores resultados nos estudos também.

10. Persista e insira o seu aprendizado na rotina

Estudar pode ser cansativo quando não se tem o hábito ou quando o assunto é difícil, mas você deve persistir. Siga as demais dicas já mencionadas, de forma organizada, e estude um pouco todos os dias. Insira o conteúdo no seu dia a dia, descubra onde pode aplicá-lo na sua vida, pois assim vai ter mais intimidade com ele e tudo vai ficar mais fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

escurecer o cabelo

Como escurecer o cabelo naturalmente

sobre catuaba

O que é e como consumir a catuaba