em

7 Receitas de pasta de alho

Opções para diversas finalidades culinárias, todas muito saborosas e fáceis de preparar
pasta de alho
Crédito: Pxhere

A pasta de alho pode ser comprada pronta, mas fica mais saborosa e saudável quando feita em casa. Diferente do molho de alho, que se come igual a ketchup e maionese, a pasta normalmente é mais concentrada e usada como tempero.

As versões mais concentradas são boas para passar em carnes, no pão de alho para assar, para temperar o arroz, o feijão, a batata assada e onde mais costuma usar alho e cebola. O sabor fica delicioso e você pode escolher diferentes combinações de ingredientes, fazendo versões dos temperos completos, só que caseiros. Veja essas sugestões.

Como fazer pasta de alho: 7 opções

A receita da pasta é bem simples, desde que você tenha onde triturar ou esmagar os ingredientes para ficarem na consistência certa. Fora isso, só precisa escolher seus ingredientes preferidos e fazer os experimentos na cozinha. Veja versões mais cremosas e outras mais concentradas; é só clicar no nome e ir direto ao passo a passo. 

1. Pasta para pão de alho de churrasco

receita pasta de alho churrasco
Crédito: TV Churrasco

Para começar, uma versão bem completa, especialmente para temperar os pãezinhos assados durante o churrasco. Você vai precisar de manteiga com sal, orégano, pimenta do reino, requeijão, parmesão, alho e sal. Só em ver os ingredientes já dá para imaginar como fica saboroso.

2. Alho-poró

receita pasta de alho-poró
Crédito: Tempero Alternativo

Essa é uma versão com sabor diferente, porque o ingrediente principal é o alho-poró. Ela é ideal para ser usada como patê, passando em pães, torradas e canapés. Vai precisar da parte verde do alho-poró, de alho comum, óleo, sal e pimenta.

3. Com margarina

receita pasta de alho margarina
Crédito: BBQ em Casa

Há quem prefira o sabor da margarina ao da manteiga, e há receitas em que ela deixa a textura melhor mesmo. Nessa usa-se a margarina, também parmesão, requeijão, alho picado, orégano, manjericão, sal e pimenta. É mais uma das versões perfeitas para o pão de churrasco.

4. Ricota com alho

receita pasta de alho ricota
Crédito: Gourmet a Dois

Com a ricota, a textura faz jus ao nome, ou seja, mais arenosa do que cremosa. Também é boa para passar no pão, mas sem levar ao forno ou churrasqueira. Fica melhor como patê.

5. Tempero de alho com coentro

receita pasta de alho coentro
Crédito: Feitiço da Cozinha

Agora sim, uma opção especialmente para usar no tempero da comida. Ela é verdinha porque é feita com coentros. Ideal para quando não tem tempo de deixar a carne marinando, já que o sabor é forte e pega mais rápido na carne.

6. Tempero simples

receita pasta de alho cebola
Crédito: Diário de Família

Se você preferir fazer o tempero sem usar coentro, também tem uma versão interessante. Faça em quantidade maior para ter ao longo de umas duas semanas. Para fazer, só vai precisar misturar cebola, alho, sal e óleo. É o melhor tempero para evitar ter que descascar alho e cebola toda vez que for cozinhar.

7. Alho negro

receita pasta de alho negro
Crédito: Bombay Erbs Spices

O alho negro é uma versão fermentada do alho comum. Pode ser comprado pronto e você usa para fazer receitas como essa, que leva também ricota fresca, cream cheese, cebola, creme de leite fresco, molho inglês, sal e pimenta-do-reino. Ideal para servir como patê.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
frutas ricas em vitamina C
11 Frutas ricas em vitamina C
chá de folha de manga
Chá de folha de manga: para que serve e como fazer