Menu

4 Passos fundamentais para quem quer começar uma hortinha em casa

Os passos são muitos, pois existem várias formas de cultivar uma horta, mas veja o básico que precisa saber para começar

Crédito: Freepik

Publicidade

Gostaria de comer vegetais frescos todos os dias, sem agrotóxicos e sem precisar pagar caro pelos orgânicos? Então, a solução é fazer a sua própria horta, mesmo que você more em um apartamento. Veja essas dicas do que precisa saber para começar.

1. Material básico

Para plantar suas sementes em uma jardineira ou vaso, que permite cultivar uma horta até mesmo em apartamento, você vai precisar dos seguintes materiais, que encontra em lojas agropecuárias ou floriculturas:

  • Terra vegetal;
  • Húmus de minhoca (ou outro adubo bom, como esterco de gado, farinha de osso e torta de mamona);
  • Areia de construção (nova e limpa para deixar a terra mais leve);
  • Vasos com furo embaixo (ou potes que tenha em casa);
  • Pedriscos (tipo brita) ou argila expandida;
  • Pá pequena;
  • Sementes de boa qualidade e dentro do prazo de validade.

2. Preparo da terra

Com os materiais que você viu acima, é hora de fazer a mistura que vai resultar em uma terra boa para o plantio e para as mudas crescerem fortes:

  • 1 medida de terra + 1 medida de adubo + ½ medida de areia

Coloque essa mistura em um vaso ou mesmo potinhos de sorvete que já tenha em casa. Faça furinhos embaixo do pote para que a água das regas possa escoar e não ficar acumulada. Se deixar água acumulada na terra, as raízes das plantas apodrecem.

Publicidade

3. Germinação das sementes

Se você pretende começar uma horta usando sementes, precisa germiná-las em potinhos pequenos antes de colocá-las em um vaso maior. Podem ser potinhos de iogurte, café ou caixa de ovo, por exemplo. Se quiser, pode comprar sementeiras.

Em cada potinho, coloque a mistura de terra já feita anteriormente. Encha até quase a borda, mas deixe 1 ou 2 dedos.

Faça pequenos furinhos da superfície da terra, bem rasos, e coloque algumas sementes. A quantidade vai depender do que você estiver plantando. Coloque um pouquinho de terra sobre as sementes, sem apertar.

Depois faça uma rega com um borrifador para não deixar a terra compactada. A terra precisa ser leve para que a mudinha consiga brotar.

Publicidade

Coloque esse vasinho em um canto onde não vá cair e ninguém vá mexer. Pode pegar o sol mais fraco da manhã, pois ainda é uma sementinha sensível, como um bebê.

Mantenha a terra úmida, molhando um pouco por dia, e aguarde até brotar e surgirem as primeiras folhas.

4. Transplante

Dependendo do tipo de vegetal que plantar, se ele for ficar muito grande, precisa transplantar para um vaso maior, ou não vai se desenvolver.

Publicidade

Então, você vai pegar aquela mesma mistura de terra e colocar em um vaso maior, que comporte a sua planta quando ela estiver adulta.

Se quiser, para que a terra seja mais drenada, coloque uma camada de pedrisco ou argila expandida no fundo do vaso e depois a terra misturada com areia e adubo por cima.

Abra uma cova no centro e plante a sua muda, removendo toda ela do potinho anterior, com a terra e tudo.

Publicidade

Depois tampe com mais terra e regue. Mantenha a terra úmida e deixe a planta pegando algumas horas de sol por dia até que esteja na altura da colheita, que varia de planta para planta.

Veja no vídeo mais dicas e detalhes importantes para ter a sua horta em casa com sucesso:

Sair da versão mobile