horta em apartamento
Crédito: Need Pix
em

Horta em apartamento: quais plantas escolher e como fazer

Morar em apartamento não é motivo para não ter uma linda horta com temperos frescos. Veja como montar a sua

Hoje em dia, com tantas pessoas vivendo em apartamento, os estilos de vida precisam se adaptar. Quem faz questão de cozinhar com legumes e temperos frescos, por exemplo, pode cultivar uma horta em apartamento com bastante variedade de vegetais. Para isso, é preciso escolher as espécies que melhor se adaptam aos ambientes, além de escolher os modelos de horta que caibam nos espaços e combinem com a decoração. Veja como montar a sua, ao seu gosto.

Veja também: ideias para fazer uma horta vertical

Quais plantas cultivar em uma horta de apartamento?

É possível cultivar todos os tipos de temperos numa horta pequena, pois são plantas pequenas, que cabem em vasinhos, e só precisam ficar perto da janela para pegar algumas horas de sol e bastante luminosidade. Pode cultivar pimenta, manjericão, salsinha, hortelã, erva-doce, cidreira, cebolinha, orégano, manjerona, tomilho, alecrim e tantas outras.

Quanto aos legumes e também às frutas, é possível cultivar versões anãs que frutificam dentro de vasos de tamanho médio, que podem ficar na sala ou na varanda, também pegando boa luminosidade. Você pode ter maçãs, pêssegos, figos, tomates, cebolas, pepinos, limões, laranjas, amoras, goiabas, mangas, cajus, romãs, abacates e muito mais.

No mais, os cuidados que cada planta precisa, no sentido de nutrição, rega e podas, são semelhantes ao que devem ser feitos para plantio em jardim de casa. Aí você deve pesquisar sobre a espécie que deseja cultivar, pois cada uma tem suas particularidades.

Ideias e como fazer horta em apartamento

Depois de escolher as espécies de temperos, frutas e legumes que vai querer cultivar no seu apartamento, só precisa escolher o local mais adequado, sempre perto de uma porta ou janela para pegar luz, e também o modelo do vaso ou painel vertical que vai querer. Veja essas lindas ideias.

Com canos de PVC

modelo horta em apartamento canos

Essa ideia é muito criativa, fica linda para decorar um corredor que bate sol e também é possível ir aumentando para o cultivo e várias plantas pequenas.

Grade com vasos pendurados

modelo horta em apartamento grade com vasos

Uma grade de metal simples, dessas usadas em vitrines de lojas, pode ser fixada na parede da cozinha ou da sacada para pendurar os vasinhos com ganchos.

Com garrafas PET

modelo horta em apartamento PET

Essa é uma das ideias mais comuns para fazer horta em casa. Os temperos se desenvolvem muito bem dentro das garrafas PET.

Vasos para as frutas e legumes

modelo horta em apartamento vaso de fruta

Já para o cultivo de árvores frutíferas e legumes você vai precisar de vasos maiores, de barro, mas que também cabem na cozinha, na sacada, na lavanderia ou no corredor. São lindos decorativos, especialmente quando florescem e frutificam.

Vasos na sacada

modelo horta em apartamento vasos na sacada

Simples e prático. Coloque os vasinhos de plantas no chão da sacada e mantenha-os bem iluminados. Tenha cuidado com os dias de chuva para não encharcar as plantas. Esse modelo é ideal para quem trabalha em casa e pode ficar de olho nas plantinhas o dia todo, evitando também o excesso de sol.

Horta em canecas

modelo horta em canecas

Até mesmo suas canecas de café podem servir de cama para as suas plantinhas de temperos, que podem ficar sobre a bancada da cozinha, perto da janela.

Com latas e ímãs

modelo latas com ima na geladeira

Essa é uma ideia legal para quem realmente tem pouco espaço. Plante as ervas em latas grandes e cole nas latas ímãs também grandes, que sejam fortes o bastante para segurar o peso da lata cheia de terra, depois fixe na lateral da geladeira.

Painel de madeira com floreiras

modelo painel de madeira com floreira

Essa é uma ideia tanto para cozinha, quanto para sala e sacada, que funciona como decorativo. Você pode montar uma horta vertical que percorre toda a altura da parede, até onde consegue alcançar.

Painel de pallet

modelo painel de pallet com vasinhos

Uma ideia semelhante, só que mais prática, é fixar painel de pallet na parede e parafusar suportes para os vasinhos ou pendurá-los com ganchos.

Com quadro e prateleira

modelo quadro de madeira com prateleira e vasos

Pegue um quadro de madeira, coloque prateleiras, e coloque seus vasinhos sobre as prateleiras. Essa é mais uma ideia que ocupa pouco e espaço e dá para cultivar vários tipos de temperos.

Crédito das imagens: Tua Casa, Viva Decora, Jardineiro

5 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

painel de pallet

Como fazer painel de pallet: ideias para casa e eventos

mini-horta

Como fazer uma mini-horta em casa: dicas e ideias para inspiração