em

10 Dicas para passar roupa mais rápido

Se tem uma tarefa que todo mundo foge é a de cuidar das roupas. Aprenda como passar roupa mais rápido e economize seu tempo!
dicas para passar roupa mais rápido
Crédito: Freepik

Passar roupa não é fácil, além de ser bem cansativo. A depender da quantidade de roupas, você pode até levar horas! Veja essas 10 dicas poderosas para você passar roupa mais rápido, sobrando mais tempo no seu dia.

10 Dicas para passar roupa mais rápido

passar roupa mais rápido dicas
Crédito: Unsplash

1. Papel alumínio

Para essa dica, você vai precisar de papel de alumínio em rolo e só! Veja o passo a passo:

  1. Estique o papel alumínio na sua tábua de passar, até cobrir toda a região;
  2. Dê voltas com o mesmo, para fixar na tábua;
  3. Coloque um lençol de solteiro ou de berço por cima;
  4. Passe a roupa normalmente.

O papel alumínio vai fazer com que a tábua fique bastante quente. É como se tivesse um forno debaixo do lençol. Esse calor extra vai fazer com que fique muito mais fácil passar a roupa.

2. Lave menos peças de cada vez

Pode parecer bobagem, mas quando você coloca muita roupa na máquina, além dela não ficar tão limpa, vai amassar muito mais.

Então para facilitar na hora de passar roupa, coloque menos peças de cada vez, deixando o nível de água elevado, para que elas tenham espaço entre si.

3. Estenda todas as camisas em cabides

Se você colocar todas as camisas e camisetas para secar já nos cabides, elas ficarão já prontas para guardar, em sua maioria. Caso seja uma camisa social ou de algum tecido que amasse mais facilmente, certamente será mais fácil de passar.

4. Sacuda cada peça

Cada peça que você tirar da máquina de lavar roupas, deve ser sacudida algumas vezes antes de estender; isso faz com que as fibras se realinhem, dando já uma desamassada boa nas peças, assim você consegue passar roupa mais rápido.

Segure a peça com as duas mãos, em cada ponta, de forma que ela fique esticada. Por exemplo, se for uma camisa, peque nas duas costuras que ficam entre o corpo e as mangas. Se for calça, pegue nas duas pontas do cós.

Estique bem a peça e faça movimentos de cima para baixo, bem rápido. É como se você quisesse abanar alguém. Depois é só colocar corretamente no varal.

5. Coloque as peças corretamente no varal

Nada de peças emboladas, umas sobre as outras e colocadas de qualquer forma. Além de demorar a secar – correndo o risco de ficar aquele cheirinho – elas vão ficar muito amassadas.

Para facilitar e passar roupas mais rápido, estenda as peças dessa forma:

  • Blusas, camisas e camisetas: use o cabide de plástico e coloque no varal, com um pregador de cada lado da corda, para evitar que ele corra e encoste em outro cabide;
  • Calças e shorts jeans e de moletom: vire no avesso e estenda pelo cós, bem esticado;
  • Calça legging ou de tecido fino, sem bolso: pode estender normalmente, sempre pelo cós;
  • Calcinhas e cuecas: evite o uso do varal de calcinhas, pois este não permite que elas fiquem esticadas. Opte por usar o varal comum, prendendo pelo cós, sempre sem colocar no avesso;
  • Sutiãs: para não danificar a peça com bojo, coloque-o no varal, preso pela parte central. Se for sem bojo, pode prendê-lo pela ponta mesmo;
  • Lençóis e toalhas de banho: se você esticar bem, não vai ter que passar diversos tipos de lençóis nem as toalhas de banho. Então deixe sempre bem esticado para secar.

6. Guarde assim que sair do varal

Você tem o hábito de tirar a roupa do varal e fazer um montinho em um cesto, para passar depois? Pois saiba que isso te atrapalha muito!

Procure tirar as roupas e dobrar imediatamente, separando as que vão ser guardadas sem passar (se você seguir as dicas acima, será a maioria). As que ainda precisam de ferro, devem permanecer bem dobradas ou nos cabides, no caso das camisas.

7. Passe as roupas ainda úmidas

Sempre tem aquela peça muito difícil de passar, não é? Seja uma camisa de algodão, um jaleco ou até um kimono.

Para facilitar o processo, passe as peças ainda úmidas – o que não significa molhadas. Assim, vai ficar muito mais fácil e rápido.

8. Use um borrifador com água e amaciante

Para passar roupa rápido, use produtos específicos para isso, seja os industrializados ou até mesmo um caseiro. Para preparar, basta colocar uma colher de chá de amaciante para cada borrifador com água e misturar bem antes de usar.

9. Use vinagre na máquina

Ao invés de utilizar o famoso amaciante, experimente usar o vinagre de álcool, na mesma quantidade. Se você fizer muita questão do cheirinho de amaciante, pode usar junto, sem problemas.

Além de firmar as cores, clarear peças brancas e eliminar germes, o vinagre é perfeito para deixar suas roupas bem macias, o que vai facilitar na hora de passar roupa mais rápido.

Ele pode ser usado inclusive naquela toalha de banho que já era considerada caso perdido, parecendo uma lixa. Basta coloca-la de molho na água com ½ xícara de vinagre, antes do último enxágue.

10. Passe durante o banho

Está com pressa ou em viagem e precisa de um jeito de passar roupa sem ferro? Coloque a peça bem esticada em um cabide e coloque no banheiro, enquanto você toma seu banho.

O vapor irá amolecer as fibras e ajudar a deixar a peça mais apresentável.

Sujou o ferro? Veja como limpá-lo no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
rachadura nos pés
Como tirar rachadura nos pés
todos sintomas de estresse
11 Sintomas de estresse no corpo e na mente