Passageiro
Imagem: Reprodução
em

Passageiro sem experiência pousa avião após piloto passar mal

O que aconteceu com o piloto não se sabe, mas essa história teve um final feliz

Publicidade

Esse é o tipo de cena de filme que a gente se desespera só de imaginar acontecendo na vida real. Mas, aconteceu no dia 10 de maio e o passageiro foi um verdadeiro herói, junto com o controlador de voo que lhe deu as instruções do que fazer.

O caso aconteceu enquanto um monomotor Cessna 208 estava indo em direção ao aeroporto de Palm Beach, na Flórida, Estados Unidos.

O piloto da aeronave ficou incapacitado de continuar pilotando, e um dos passageiros se viu obrigado a fazer alguma coisa ou eles iriam morrer.

Veja também: Youtuber provoca acidente de avião para ganhar visualizações

Publicidade

O passageiro agiu rápido

Um áudio divulgado pelo site Live Air Traffic mostra o passageiro, que não teve a identidade revelada, avisando a torre de controle o que havia acontecido e que não sabia pilotar o monomotor. “Meu piloto ficou confuso, e eu não tenho ideia de como conduzir o avião.”

Bem, ao que parece, alguma ideia ele tinha, pois a cabine de um avião é um ambiente completamente confuso para quem não tem noção da serventia de tantos botões. Mas, claro que o homem estava nervoso na hora, e ainda assim conseguiu agir.

Naquele momento em que o passageiro pediu ajuda, um controlador de tráfego aéreo passou a fornecer instruções de como pousar a aeronave, orientando o passageiro a manter as asas niveladas e a “empurrar os controles para frente, descendo a uma velocidade bem lenta”. “Estamos tentando localizá-lo”, disse.

Publicidade

Aproveite e veja: Avião de Miley Cyrus faz pouso de emergência após ser atingido por um raio

A experiência do controlador fez a diferença

Controlador de tráfego aéreo e passageiro que fez pouso Foto: Reprodução

A conversa entre o passageiro e o controlador de voo durou cerca de 10 minutos. O passageiro disse que não sabia onde estava, mas que estava vendo a costa da Flórida em sua frente.

O experiente controlador de tráfego aéreo que o guiou, Robert Morgan, relatou à WPBF, afiliada local da rede ABC, que nunca havia pilotado uma aeronave daquele modelo, embora seja instrutor de voo e controlador há 20 anos. Então, para passar as instruções, ele buscou imagens da cabine de pilotagem na internet.

Publicidade

“Eu só sabia que tinha que mantê-lo calmo, guiá-lo até a pista e dizer como reduzir a potência para que ele pudesse descer e pousar corretamente”, relatou Morgan. “Antes que eu percebesse, ele disse: ‘Estou no chão, como faço para desligar essa coisa?’.”

“Foi muito bom ajudar alguém, e ele me disse que mal podia esperar para chegar em casa e abraçar sua mulher grávida”, acrescentou Morgan.

Aproveite e veja: Medo de avião: de onde vem e o que fazer para lidar

Publicidade

O caso está sendo investigado

Em outro trecho do áudio, um outro operador de tráfego aéreo conta a um piloto da companhia American Airlines prestes a decolar na Carolina do Norte que o passageiro conseguiu realizar o pouso.

“Você disse que os passageiros pousaram a aeronave?”, responde ele. “Meu Deus. Ótimo trabalho.” Por sorte, essa história teve um final feliz. E leia-se sorte como ter as pessoas certas na hora certa.

A Administração Federal de Aviação dos EUA disse à CNN que está investigando o caso, acrescentando que a condição do piloto, que teria tido um “possível problema médico”, não foi divulgada.

Publicidade

Veja também: Mulher tenta embarcar em avião transportando botijão de gás

Fonte: Folha de São Paulo

gorjeta

Casal dá gorjeta equivalente a R$ 7.700 e deixa garçom emocionado

vacina

Cientistas de Oxford testam vacina para câncer de próstata, ovários e pulmão