parar de reclamar
em

Como parar de reclamar: aprenda a ser uma pessoa positiva

Quer saber como parar de reclamar de vez e ser uma pessoa mais positiva, gerando melhores situações para sua vida?

Publicidade

Parar de reclamar para ser uma pessoa positiva é uma questão de hábito. Se você já ouviu falar na teoria de que a repetição é capaz de mudar fisicamente o seu cérebro, e assim, suas atitudes perante a vida, vai gostar do assunto deste artigo.

Você conhece alguém que não consegue parar reclamar e faz isso o tempo todo? Quando vira hábito, significa que a pessoa reclama sem nem mesmo perceber.

Além de prejudicar a si mesma, essa pessoa prejudica os outros à sua volta. A estrutura física do cérebro é capaz de se modificar para se adaptar aos hábitos, bons ou ruins. Então veja as melhores dicas de como parar de reclamar de uma vez por todas.

10 dicas para parar de reclamar e ser mais positiva

A primeira coisa a se compreender é o que está passando dentro de você para que o hábito da reclamação tenha se instalado.

Publicidade

Em seguida, deve-se buscar ações mais eficientes para a situação, do que reclamar. Por fim, avaliar qual é o custo (financeiro ou emocional) e resultados da sua escolha.

Conheça algumas das principais técnicas para colocar em prática e se livrar do hábito de reclamar:

Publicidade

1. Aprendizado

Quando algo não acontece como você planejou, não reclame ou busque culpados. Quando você começar a parar de reclamar será capaz de enxergar aprendizado e vantagem em tudo que acontece na sua vida, mesmo nas coisas ruins.

Uma experiência frustrante pode te ensinar muito sobre você e a vida, mostrando quais são os melhores caminhos para percorrer.

Por que ser feliz irrita pessoas infelizes?

Publicidade

2. Seja resiliente

Que situações difíceis e desafiadoras acontecem, isso é um fato. Mas de nada adianta reclamar. Assuma uma postura resiliente perante a vida e aprenda a parar de reclamar.

Quando se torna um hábito, você passa a ser mais positivo perante a vida. Assim, mesmo os acontecimentos negativos, não conseguem abalar suas emoções tão profundamente, ou quando abalam, você consegue superar mais rapidamente.

3. Cerque-se de pessoas positivas

Se você se cerca de pessoas que não param de reclamar, de fofocar, falar sobre morte, tragédia, problemas e afins, vai ser difícil perder o vício.

Publicidade

Encontre pessoas que estão buscando crescer emocionalmente, para trocar ideias e experiências construtivas, mesmo que seja online.

4. Busque novos assuntos

Pessoas negativas não conseguem parar de reclamar ou desenvolver conversas interessantes. E pessoas positivas se sentem cansadas perto desse tipo de gente. Dessa forma, procure ler e se informar, buscar acontecimentos interessantes, invenções, bons livros e filmes de qualquer tema que agrade.

Como acalmar a mente e encontrar a paz interior

Publicidade

5. Crie bloqueadores

Se está difícil parar de reclamar, tente a técnica da borrachinha no pulso (ou algo similar), que consiste em dar um aviso físico/tátil ao cérebro. O objetivo é indicar que a direção tomada não é a mais adequada. Veja como praticar:

6. Persista

Para uma pessoa que deseja mudar o comportamento e parar de reclamar, a expressão de ordem é: não desista! Nem perante uma má notícia ou um fracasso. Saiba que se algo que deseja ainda não aconteceu, é porque não esta na hora.

Publicidade

Mantenha-se focado no seu propósito e ficará cada vez mais próximo da realização. Ao invés de reclamar, avalie o que não funcionou, modifique e persista.

7. Bloqueie pensamentos negativos

Sempre que tiver um pensamento negativo sobre alguma coisa, trate de bloqueá-lo imediatamente e transformá-lo em um pensamento positivo.

O segredo é repetir esse exercício até que seu cérebro transforme em hábito, modificando sua estrutura física e facilitando a atração das coisas boas para sua vida.

Publicidade

8. Agradeça

Se você não sabe como parar de reclamar e se tornar uma pessoa positiva, comece sendo grata por absolutamente tudo. Agradeça ao universo pelo dia de sol ou pela chuva. Agradeça pelo emprego novo, mas também pela demissão.

Agradeça de coração, concentre-se no fato de que tudo que acontece na sua vida, traz um aprendizado para você evoluir e ser mais feliz.

Orações poderosas de agradecimento para o seu dia a dia

Publicidade

9. Elogie

Parar de reclamar e começar a elogiar é um hábito maravilhoso! Pois, o elogio verdadeiro traz crescimento e bem estar. Elogiar vai também condicionar seu cérebro a buscar qualidades ao invés de defeitos, boas ações ao invés de problemas.

10. Procure ajuda

Se você já tentou de tudo e nada parece funcionar, então talvez a raiz seja mais profunda do que você imagina, incluindo imprintings da infância ou algo similar.

Dessa forma, é interessante procurar ajuda de um psicólogo, inicialmente um Terapeuta Cognitivo Comportamental, que possa de dar ferramentas para lidar com isso facilmente.

Publicidade

Parar de reclamar não é tão simples quanto parece, mas é fundamental para que você tenha uma melhor qualidade de vida. Veja mais no vídeo abaixo.

Mulheres casadas perdem 7 horas semanais com tarefas domésticas extras!

Elimine esta bactéria do seu estômago