Páprica e colorau
Crédito: Freepik
em

Páprica e colorau: diferenças, benefícios e como usar nas receitas

Esses temperos são comuns na sua cozinha? Sabia que eles trazem benefícios à saúde, além de deixarem a comida mais aromática, bonita e gostosa?

Publicidade

Se você não tem o hábito de escolher temperos diferentes para suas receitas, pode não saber qual é a diferença entre páprica e colorau. Eles são bem parecidos, mas não são a mesma coisa. Saiba agora quais as diferenças entre colorau e páprica, quais os benefícios de cada especiaria e dicas para usá-las em diferentes pratos.

Páprica e colorau: qual a diferença?

A grande diferença entre essas especiarias é que são feitas de alimentos diferentes.

De onde vem a páprica?

páprica e colorau diferenças
Crédito: Armazém Santa Helena

A páprica é obtida de uma variedade de pimentão chamado Capsicum annuum, muito comum no México e na Hungria, e também bastante usada na culinária da Península Ibérica e países do Oriente Médio.

Depois de seco, o pimentão é moído até ficar em pó. Então são feitas variedades, que são páprica picante, defumada e doce. Costuma ser usada em sopas, carnes, molhos, assados e legumes.

Publicidade

Veja também: Benefícios e dicas de receitas com páprica

De onde vem o colorau?

páprica e colorau
Crédito: Reprodução/Tudo Gostoso

O colorau é um pó vermelho obtido a partir das sementes de urucum. Essas sementes dão numa árvore pequena chamada urucuzeiro, nativa das regiões tropicais da América do Sul, incluindo o Brasil.

O colorau já era usado pelos índios como um corante usado na pele e para decorar peças variadas, como louças e adereços. Depois, passou a ser usado na culinária para temperar e dar mais cor a carnes, pratos com ovos, arroz, abóbora, batata-doce, tomate e a maioria dos legumes e verduras.

Publicidade

Veja também: Como fazer colorau em casa

Benefícios da páprica e colorau

Quando você inclui páprica e colorau nos temperos da sua comida, ganha mais do que sabor e uma cor mais apetitosa aos pratos. Veja quais são alguns dos benefícios que cada ingrediente oferece à saúde:

Páprica

É rica em vitamina C, B6, K1, A, potássio e cobre, ajudando a melhorar o metabolismo, coagular o sangue e a manter os neurônios saudáveis. Tem ação antioxidante para cicatrização de feridas, formação de colágeno e manutenção da imunidade.

Publicidade

Colorau

Na medicina popular é recomendado para problemas respiratórios, inflamações de garganta, sinusite, palpitação e crises de asma. Ajuda a fortalecer os rins, melhorar indigestão, prisão de ventre e azia. Ajuda a acelerar o metabolismo, desintoxicar o fígado e reduzir os níveis de colesterol.

Peso ideal de idosos

Peso ideal de idosos com base no IMC – veja como calcular

Riscos dos estimulantes sexuais

Riscos dos estimulantes sexuais químicos e naturais