em

Panqueca de batata-doce: receitas doces e salgadas

Essas panquecas são ótimas para qualquer momento do dia, desde o café da manhã até o jantar. Escolha sua preferida

panqueca de batata-doce
Crédito: Freepik

A batata-doce está presente em todas as dietas saudáveis, pois é um carboidrato complexo, ou seja, de digestão lenta. Dessa forma, ela sacia a fome, enriquece o organismo com fibras, evita picos de açúcar no sangue, além de oferecer alto valor nutricional. Com essa batata você pode fazer muitos pratos, como a panqueca de batata-doce em várias versões.

Veja também: receitas de chips de batata-doce para petiscar

Como fazer panqueca de batata-doce: 8 receitas

Não é porque essa batata é naturalmente doce que você só vai poder preparar as panquecas na versão com açúcar. Também dá para fazer com uma pitada de sal e especiarias para servir no almoço com acompanhamentos salgados, fica delicioso. Veja as sugestões e escolha algumas para fazer em casa.

1. Com farinha de coco

panqueca de batata-doce com farinha de coco
Crédito: A Pitada do Pai

Essas panquecas são macias e saudáveis, feitas com batata-doce, ovos, farinha de coco, farinha espelta, fermento, canela e óleo de coco. Essa versão não vai sal nem açúcar, então ela fica mais adocicada por causa da batata e da farinha de coco. Ideal para um café da manhã reforçado.

Faça: receita com farinha de coco

2. Com farinha de aveia

panqueca de batata-doce com aveia
Crédito: Tudo Receitas

A aveia é um dos tipos de farinha mais escolhidos por quem faz questão de manter uma alimentação saudável, com muitas fibras e outros nutrientes essenciais. Então, essa receita é uma ótima oportunidade para incluir a aveia na sua alimentação. Também é uma versão adocicada, pois não leva sal, mas também não leva açúcar.

Teste: receita com farinha de aveia

3. Panqueca salgada

receita de panqueca de batata-doce salgada
Crédito: Manga com Pimenta

Essa opção salgada vai bem com queijo e peito de peru no café da manhã, com molhos no almoço ou mesmo pura com um cafezinho ou suco nos lanches. É feita só com batata-doce, ovos, trigo, aveia, azeite e temperos, que nessa opção foram usados sal, pimenta e salsinha.

Conheça: receita salgada básica

4. Com atum

panqueca de batata-doce e atum
Crédito: Clara Grangel

Se tiver uma lata de atum no armário e não souber em que receita usar, está resolvido. Faça essas panquecas e tenha uma refeição pronta, sem nem precisar de acompanhamentos. A receita leva batata-doce, atum em lata, clara de ovo, aveia, creme de ricota, cebola, sal, pimenta e cheiro-verde.

Aprenda a fazer: recheio de atum

5. Panqueca simples com recheio de frango

panqueca de batata-doce com frango
Crédito: Prato Fitness

A dupla dinâmica de quem faz dieta e pratica exercício regularmente é o frango com batata-doce. Então, para variar a versão cozida que fica sem graça em poucos dias, uma ideia é fazer essas panquecas que são muito fáceis. A massa leva apenas batata-doce, ovo e semente de linhaça. Depois é feito um molho de frango refogado fit e está pronto o lanche pré-treino ou almoço.

Como fazer: receita básica com frango

6. Abóbora e batata-doce

panqueca de batata-doce e abóbora
Crédito: Saudável como um Pero

Essa é uma receita para quando quiser um prato doce, mas não leva açúcar, o que a faz ser mais saudável. Leva batata-doce, abóbora, farinha de aveia, claras, canela e fermento. A canela e a batata-doce são o suficiente para deixar um sabor adocicado às panquecas, depois é só servir com o que mais gostar, como mel ou pasta de amendoim integral e bananas em rodelas.

Para experimentar: receita com abóbora

7. Panqueca fofinha com tapioca

panqueca de batata-doce com tapioca
Crédito: Irmãos na Cozinha

Essa receita de panqueca de batata-doce é uma base neutra que você pode escolher deixar doce ou salgada, além de ser muito fácil de fazer. Só vai precisar de batata-doce cozida, ovo, goma de tapioca e depois os temperos a gosto.

Sirva: receita com tapioca

8. Receita vegana

receita de panqueca de batata-doce vegan
Crédito: SOS Intolerante

Sem leite nem ovos também é possível fazer deliciosas panquecas. Essa receita é daquelas estilo norte-americano, mais fofinho. Leva batata-doce, bebida vegetal, água, linhaça, açúcar de coco, sal, trigo sarraceno, polvilho doce, farinha de arroz, fermento e canela. A opção perfeita para um café da manhã de domingo.

Prove: receita vegana

angina

O que é angina? Conheça os sintomas e tratamentos disponíveis

empadão

20 Receitas de empadão simplesmente deliciosas