palmeira-leque cuidados e preço
Crédito: Wikimedia Commons
em

Palmeira-leque: veja quais são os cuidados para cultivar essa planta

Ela gosta de clima quente e úmido, pode ficar dentro ou fora de casa, no sol ou em meia sombra

As folhas plissadas e com margens dentadas da palmeira-leque fazem dela uma planta muito exuberante e ornamental, e justificam o seu nome popular. Se você gosta de palmeiras e deseja ter uma dessa na sua casa, aprenda um pouco mais sobre suas características e dicas de cultivo.

Características gerais da palmeira-leque

caracteristicas gerais da palmeira-leque
Crédito: Karla Santos Paisagismo

O nome científico da palmeira-leque é Licuala grandis, embora seja uma planta considerada de pequeno porte para uma palmeira, atingindo até 3,6 metros.

Ela é nativa da Oceania e gosta de clima equatorial, tropical e subtropical, ou seja, é uma boa espécie para ser cultivada no Brasil.

Além do principal nome popular, pode ser que você também a conheça por Licuala, Palmeira-licuala, Palmeira-liquala, Totuma, Licuala-grande ou Palmeira-leque-japonês.

Ambientes internos e externos

Essa palmeira pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos. Porém, se for cultivá-la do lado de fora, ela pode pegar sol pleno, mas é melhor que seja em uma região com clima tropical, mais quente e úmido. Dentro de casa ela pode ficar em um vaso grande e posicionada onde tenha muita luminosidade.

Clima quente e úmido

Nas regiões mais frias do país, o ideal é manter essa palmeira plantada em vaso para que ela possa ficar em um local protegido durante o inverno mais intenso. Do contrário, ela poderá não resistir. Já no verão ela pode ser colocada do lado de fora para pegar sol pleno ou meia sombra.

Troca de vaso

como cuidar da palmeira-leque em casa
Crédito: Flores e Folhagens

A palmeira-leque tem um crescimento considerado lento, mas a cada 2 anos ela costuma estar grande o bastante para pedir uma troca de vaso, caso você a coloque inicialmente em vasos menores.

Regas e substrato

As regas devem ser frequentes, pois como é uma planta que gosta de umidade e de calor, o sol vai fazer o substrato secar mais rápido e precisa estar sempre úmido. Para o plantio, escolha uma terra rica em matéria orgânica e bem drenável para evitar o acúmulo de água nas raízes.

Reprodução

As sementes que forem plantadas devem ser colocadas em um solo fértil e arenoso para facilitar o enraizamento. O solo deve ser mantido úmido e a planta deve ficar protegida do sol. A germinação leva cerca de 120 dias. A exposição ao sol deve ser gradual, quando a planta já estiver um pouco maior, e sempre protegendo-a do excesso de sol e de vento.

Preço da palmeira-leque

Você pode comprar essa planta já em muda, que é mais fácil de manter e também já é decorativa, sem precisar esperar que germine e cresça. Os preços variam conforme a região, mas ficam na média de R$ 50 e R$ 80. Na internet também é possível comprar as sementes, mas nesse caso pesquise muito bem para garantir uma boa procedência.

Veja também: como cultivar o pacová

top por cima da blusa

Tops por cima da blusa: o que você acha dessa nova moda?

Razões para não receber (nem fazer) visitas logo depois do parto

6 Razões para não receber (nem fazer) visitas logo depois do parto