Pai solteiro
Imagens: Freepik

Pai solteiro: 5 dicas úteis para criar bons filhos

O grande desafio da paternidade fica ainda mais complexo quando se é pai solteiro. Mas, é possível vencer esse desafio!

Publicidade

Criar os filhos sozinho é um grande desafio, seja para uma mãe solo ou para um pai solteiro. Talvez, para muitos pais solteiros, o desafio seja maior, já que a mãe tem uma relação mais íntima com o bebê que foi gerado dentro dela. Mas, os pais também podem se sair muito bem nessa tarefa.

Então, se você for um pai solteiro ou conhece um, veja agora algumas dicas úteis que servem para refletir e para adequar à sua realidade, se tiver a intenção de criar bons filhos, que levem para a vida o valor da moral.

Veja também: 5 melhores países para criar os filhos

1. Fale sempre a verdade

A honestidade é uma virtude que se aprende desde muito cedo na vida. É por isso que todo pai solteiro deve ser honesto com seus filhos. Claro, é preciso adaptar a verdade de acordo com a capacidade de entendimento da criança. Mas, ser honesto, com gentileza, é uma das formas mais eficazes que conquistar a confiança dos filhos.

2. Dedicar seu tempo é mais precioso do que dar presentes

Todo mundo sabe que é bem legal ganhar presentes, mas, de nada valem os presentes se não existe presença. Qualquer filho sempre vai preferir que seu pai esteja presente ao invés de receber presentes, mas nunca tê-lo por perto para conversar e aprender as coisas da vida.

Publicidade

3. Determine os limites da casa

Crianças precisam de limites para compreenderem o que os adultos esperam delas. Não é para proibir tudo, apenas para deixar claro o que pode e o que não pode fazer, sempre explicando o motivo para que a criança veja sentido em obedecer, evitando birras.

4. Mantenha uma rotina organizada

Assim como as crianças precisam de regras claras para seguir, precisam de uma rotina para acostumar com as atividades obrigatórias e saberem aproveitar os momentos livres. Para um pai solteiro, criar uma rotina pode ser difícil, mas é um esforço que vale a pena porque facilita muito a criação dos filhos.

5. Tenha uma rede de apoio

Só porque você é um pai solteiro, não significa que precisa dar conta de tudo sozinho. Peça ajuda a pessoas da sua confiança, afinal, você não se resume ao cargo de pai. Existe o profissional, o homem, e todos eles precisam de um tempo para respirar e se desenvolver. Faça isso agora, porque esperar para que os filhos fiquem adultos e saiam de casa, pode ser tarde demais.

Veja também: Motorista de Uber surpreende mãe com filho na UTI

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM