tratamento para parkinson
Crédito: Reprodução

Vídeo: paciente com Parkinson recupera seus movimentos

É realmente impressionante o que esse tratamento faz com a vida de um paciente

Publicidade

A doença de Parkinson leva esse nome por causa do primeiro médico a fazer registros sobre ela, Dr. James Parkinson, em 1817. Faz bastante tempo, e até hoje a doença não tem cura. Mas os médicos continuam em busca de tratamentos que possam reverter seus efeitos, e um desses tratamentos é o Dispositivo de Estímulo Cerebral (DEC).

Uma das provas do resultado positivo desse tratamento é o vídeo que você vai ver logo mais abaixo. O vídeo mostra um oficial aposentado da marinha britânica que estava há anos lutando contra a doença, que é degenerativa e afeta o sistema nervoso central e compromete vários movimentos do corpo.

O oficial aposentado já estava com dificuldade para se locomover, não conseguia se alimentar sozinho e era dependente dos familiares para diversas atividades, já que os tremores nos membros impediam de fazer as coisas por conta própria. Porém, ele foi apresentado ao inovador tratamento com o DEC.

O que é o DEC?

Para entender o tratamento, é importante entender basicamente como ocorre a progressão da doença. Para que as células nervosas do cérebro enviem sinais de movimento para os músculos, elas precisam da dopamina. É esta substância química que vai controlar a intensidade do envio dos movimentos.

Publicidade

Mas quando as células nervosas que produzem a dopamina começam a ser destruídas de forma progressiva pela doença, aquelas que enviam os sinais de movimento ficam também sem controle. Aí começam as dificuldades para o paciente se movimentar e os movimentos involuntários com tremores.

O tratamento começa com uma cirurgia para a inserção de um eletrodo no cérebro do paciente. Esse dispositivo recebe estímulos que funcionam como um marcapasso cerebral.

Quando ativado, o dispositivo envia estimulação elétrica a regiões precisas do cérebro danificadas pela falta de dopamina. Então, promove uma reconstituição dos movimentos, trazendo resultados imediatos.

Um resultado impressionante

Depois de ter passado pela cirurgia, o oficial aposentado estava pronto para ter o seu dispositivo ativado pela médica. Ele estava acompanhado de seus familiares, que registraram o momento emocionante.

Publicidade

Antes da ativação do dispositivo, é possível notar que o paciente tinha dificuldade em levar o dedo até o nariz por conta dos tremores excessivos. Mas, assim que o dispositivo foi acionado, foi como um passe de mágica. Assista ao vídeo:

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar) em

PODE GOSTAR TAMBÉM