Ovo vermelho ou branco
Crédito: Freepik
em

Ovo vermelho ou branco: qual o melhor para a saúde?

Ao que você acha que se atribui a cor da casca dos ovos? Já parou para pensar nisso? A resposta é bem óbvia, mas muita gente não sabe

Publicidade

Na hora de comprar ovos no supermercado, o que você leva em consideração? O preço ou a origem do ovo? Se ele é branco ou vermelho? Aliás, você sabe quais são as diferenças entre o ovo vermelho ou branco? Tire essas dúvidas agora e escolha qual tipo de ovo é o melhor para você.

Ovo vermelho ou branco: qual é a diferença?

O que nem todo mundo sabe é que a cor da casca do ovo está diretamente ligada à cor das penas da galinha. As galinhas marrons/ruivas botam ovos marrons/vermelhos. Já as galinhas brancas, põem ovos brancos.

Mas, em qualidade: um é melhor do que o outro?

Agora você já sabe que ovo vermelho ou branco depende da cor da galinha. Mas, é válido levar em consideração que as galinhas marrons fazem parte de um sistema de genética selecionada das linhagens comerciais Novogen Brown e Isa Brown.

Portanto, são consideradas galinhas de raça. Elas são maiores e mais resistentes, logo, seus ovos também são. E, por esse mesmo motivo, essas galinhas custam mais caro para os produtores, o que influencia em um preço mais alto nos ovos vermelhos.

Publicidade

Existe ainda uma outra diferença: as galinhas caipira. Elas são criadas soltas no terreiro, comem livremente o que a natureza provê. Como resultado, seus ovos podem ter um valor nutricional mais alto do que o ovo vermelho ou branco de granja.

Então, seja qual for a cor da galinha criada em liberdade, a tendência é que seus ovos sejam melhores do que os das galinhas de granja, marrons ou brancas. Esses ovos também podem custar mais caro, devido às particularidades desse tipo de criação.

Ovo vermelho ou branco: qual o melhor para a saúde?

Bom, você já entendeu que os ovos mais nutritivos são os das galinhas criadas em solo, livres. Se as galinhas forem de granja, criadas nesse sistema com alimentação restrita e sem liberdade, não vai ter diferença nutricional entre o ovo vermelho ou branco. As diferenças serão apenas estéticas.

Publicidade

Mas, não significa que esses ovos não sejam saudáveis. Todos são ricos em vitaminas, minerais e proteínas. Os ovos não aumentam o colesterol, são ótimos para as gestantes, diminuem o risco de câncer, fazem bem para o fígado, cabelo, pele, olhos e ossos.

Se for escolher um tipo de ovo vermelho ou branco para levar mais saúde à mesa, os ovos caipiras são os melhores. Mas, se quiser pagar mais barato em ovos de granja, terá benefícios nutricionais também.

Aproveite e veja:

Publicidade

Artigo com informações de Ovo Blog

espelho prejudica wi-fi

Sabia que espelho prejudica wi-fi? Veja como resolver o problema

garrafa que limpa água

Cientista brasileira cria garrafa que limpa água