ovo frito na banha de porco
Crédito: Freepik

Ovo frito na banha de porco faz mal? Veja outras receitas com banha

Saiba o que a banha de porco tem de diferente dos outros tipos de gordura para usar nas suas receitas

Publicidade

A banha de porco é utilizada há séculos como ingrediente para o preparo de frituras e refogados. Faz desde os pratos mais simples, como um ovo frito na banha de porco, até os mais complexos que puder imaginar. Mas, será que faz usar essa gordura para o preparo das suas refeições, em substituição a outras gorduras consideradas, hoje em dia, mais saudáveis? Veja a seguir e aprenda outros tipos de receitas para fazer com a banha.

Veja também: bacon é ruim para a saúde ou não?

Fritar ovo na banha faz mal para a saúde?

A banha de porco é um dos tipos de gorduras mais recomendados para fazer fritura, porque ela é muito resistente a altas temperaturas. Portanto, para fritar, é melhor do que usar azeite, óleo de cozinha, óleo de coco, manteiga ou margarina.

Porém, é preciso prestar muita atenção na qualidade da banha, do mesmo jeito que você precisa cuidar com o tipo de bacon que vai consumir. Para garantir uma banha de boa qualidade, verifique se a procedência do produto é orgânica, ou seja, de porcos criados livremente, em pequenas criações, com alimentação natural. Se puder, compre a banha de algum conhecido que cria os porcos e você pode ver como é a criação.

Publicidade

Isso faz diferença, pois as banhas de larga produção geralmente vêm de porcos criados com ração transgênica, à base de grãos cultivados com agrotóxicos, e que recebem muitos medicamentos para ficarem saudáveis. Ou seja, esses químicos todos vão acabar no produto final que você vai ingerir.

Além do mais, esse tipo de criação industrial faz com que a banha do porco tenha uma quantidade maior de gordura poli-insaturada, que em grande quantidade é inflamatória para o organismo humano.

Outras receitas com banha de porco

Agora que sabe que ovo frito na banha de porco não faz mal, desde que a banha tenha boa qualidade, aprenda também mais receitas que usam banha e passe a adotar essa gordura nos seus preparos culinários, não só para frituras.

Pão caseiro com banha de porco

Até mesmo o seu pão caseiro pode ficar mais saudável e gostoso usando a banha de porco, já que ela não serve apenas para fazer fritura.

Publicidade

Ingredientes

Trigo: 1 quilo (ou até dar o ponto);
Açúcar: 2 colheres (sopa);
Banha de porco: 3 colheres (sopa);
Sal: ½ colher (chá);
Água morna: 500 ml;
Fermento biológico de pão: 1 pacotinho (10 gramas).

Acompanhe o passo a passo do preparo desse pão, seguindo todas as dicas do canal Receitas e Vlogs com Mari:

Bolo de chocolate com banha de porco

Depois de fazer deliciosos pães caseiros, complete sua mesa do café da tarde com essa delícia de bolo de chocolate.

Publicidade

Ingredientes do bolo

Achocolatado: 500 gramas;
Farinha de trigo: 3 xícaras;
Leite: 2 xícaras;
Fermento em pó: 3 colheres (sopa);
Banha: 4 colheres (sopa).

Ingredientes da calda

Creme de leite: 1 lata;
Leite condensado: 1 lata;
Achocolatado: 8 colheres (sopa);
Banha: 1 colher (sopa).

Veja todo o preparo dessa receita como ensina o canal Banha Pig Leve:

Publicidade

Tempero caseiro com banha de porco

Outra ideia bem interessante para incluir a banha nas suas receitas salgadas é preparar um tempero caseiro. Assim é só adicionar um pouco em cada receita com muita praticidade. Veja o que vai precisar:

Ingredientes

Alho: 8 cabeças;
Cebola média: 1 unidade;
Pimenta vermelha sem sementes: 1 unidade;
Pimentão: 1 pedaço médio;
Banha de porco derretida: 500 gramas
Sal;
Noz-moscada.

Esses ingredientes rendem 2 tipos de temperos que servem para carnes, arroz, feijão e no que mais você achar que combina. Aprenda o passo a passo nesse vídeo do canal Iara Receitas da Mamãe:

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM