ar-condicionado mais econômicos
Imagem: Freepik

Os modelos de ar-condicionado mais econômicos de 2023

Ter um ar-condicionado no verão é uma maravilha, mas a conta de luz pode vir nas alturas se não escolher o aparelho ideal.

Publicidade

Quando começa o verão, quem não tem ar-condicionado em casa fica com vontade de ter. Mas, é preciso saber escolher entre os modelos de ar-condicionado mais econômicos para não ter grandes surpresas na conta de energia.

Outra dica é que, se deixar para comprar no final do verão ou no inverno, pode ser ainda mais econômico porque o preço do aparelho fica mais em conta.

Mas, agora, vamos focar na lista que o Inmetro divulgou sobre os aparelhos que mais economizam energia enquanto estão ligados. Fique de olho para fazer um bom negócio e manter a casa mais fresca nos dias de muito calor.

Veja também: 6 Dicas para economizar energia na hora de usar o ferro de passar

Publicidade

Modelos de ar-condicionado mais econômicos

Você já deve saber que é mais confiável e seguro comprar equipamentos e eletrodomésticos que tenham o selo do Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Sendo assim, podemos usar a lista divulgada por essa Instituição para facilitar a escolha de modelos de ar-condicionado mais econômicos. A lista do Inmetro é bem extensa, então, vamos ver apenas os 13 melhores no ranking de mais econômicos.

ar-condicionado mais econômicos

O que é considerado para definir os aparelhos mais econômicos?

Caso você esteja pesquisando modelos diferentes desses que listamos acima, precisa saber o que considerar na hora da compra. Basicamente, há dois critérios: o nível de consumo de energia e o Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS).

O nível de consumo de energia de cada aparelho significa que, quanto mais baixo, uma quantidade menor de eletricidade será consumida pelo ar-condicionado.

Publicidade

Já o Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS), classifica a eficiência energética dos modelos de ar-condicionado de uma maneira mais precisa e rigorosa. É feito um cálculo do índice de eficiência, exigindo que os produtos tenham a tecnologia “inverter” para serem classificados com o selo “A”.

Então, anote esses dois critérios quando for pesquisar um ar-condicionado para comprar, garantindo que os aparelhos selecionados por você tenham o selo “A” de mais econômicos.

Essa letra aparece bem grande, na cor verde, em um adesivo colado no aparelho ou fica direto na embalagem, bem visível para não ter erro.

Publicidade

Veja também: 5 Itens para substituir na despensa, economizar e ficar mais saudável

PODE GOSTAR TAMBÉM