Crédito: Freepik

5 Itens para substituir na despensa, economizar e ficar mais saudável

Mudar os hábitos alimentares exige atenção. Não basta acreditar na embalagem dos produtos

Publicidade

Vários produtos que você compra no mercado são mais caros porque são menos saudáveis. Parece estranho? Mas é verdade, como por exemplo o iogurte. Se você compra o composto lácteo saborizado, custa mais caro do que o verdadeiro iogurte integral, que é mais saudável, sem açúcar e você pode dar sabor a ele com outros ingredientes saudáveis, tipo mel e frutas. Veja outros itens que você pode substituir por versões mais baratas e saudáveis.

1. Barras de cereais

As barrinhas de cereais são tentadoras, especialmente para quem está começando um plano de emagrecimento e quer opções de lanches simples, saudáveis e gostosos. Porém, a maioria das barras compradas contêm muito açúcar e sai mais caro do que fazer suas barras em casa, de forma fácil e ficam deliciosas, só com os ingredientes que você gosta.

Veja como fazer barras de cereais caseiras.

2. Sal rosa dos Himalaias

Hoje em dia até o sal possui muitas variações para quem quer escolher o mais saudável. Está na moda consumir o sal rosa dos Himalaias, mas precisa tomar cuidado para não cair em uma cilada.

Devido à popularidade e o alto custo desse sal, existem muitos falsificados que são apenas sal grosso pintado. Não se engane: vale mais a pena comprar o sal de cozinha comum, bem baratinho, ou sal marinho, e usar apenas a quantidade necessária, já que é o excesso que prejudica a saúde.

Publicidade

3. Chá industrializado

Assim como acontece a falsificação do sal, muitos chás industrializados são alvo de falsificação. Para aumentar o preço e baixar o custo, as empresas fazem misturas de ervas mais baratas com a erva que está prometida na embalagem do produto. O ideal é você comprar as ervas desidratadas em pacotes (não em saquinhos) ou plantar suas próprias ervas para chás.

4. Vegetais orgânicos

Infelizmente não se pode confiar de olhos fechados em todas as marcas, e no mercado dos orgânicos não é diferente. É claro que é muito melhor comprar vegetais orgânicos, livres de agrotóxicos, ainda que custem mais caro.

Porém, você precisa ter certeza de que o produtor dos vegetais que você consome realmente usa os pesticidas orgânicos que não prejudicam o meio ambiente e a saúde, pois existem os prejudiciais, que enganam o consumidor.

O mais barato e saudável é você começar a sua horta em casa, pelo menos com alguns vegetais, garantindo a qualidade.

Publicidade

Veja uma lista de vegetais que ficam prontos para colher em até 50 dias.

5. Grãos embalados

É mais prático chegar no mercado e ir pegando um pacote de arroz, outro de feijão, aveia, frutas desidratadas, castanhas e nozes, e por aí vai. No entanto, como as embalagens são fechadas, você não tem a opção de comprar somente a quantidade que realmente precisa.

Por isso, você acaba gastando mais dinheiro do que se comprasse os grãos a granel, que são vantajosos também para evitar a produção de plástico. Compre em uma loja de boa procedência para garantir que os grãos sejam frescos.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM