Como saber se a orquídea está mesmo morta
Crédito: Freepik

Como saber se a orquídea está mesmo morta – e como recuperar

Não se desfaça da sua planta antes de ter certeza que não tem como salvá-la

Publicidade

Quando você decide começar a cultivar orquídeas, precisa estar preparado para muito aprendizado sobre essa planta, e isso pode levar um bom tempo.

Às vezes, mesmo quando você comete uma série de erros e vê a sua orquídea bem feia, parecendo morta, ainda tem como salvar.

Tudo vai depender de uma análise sobre a situação dela e do tipo de cuidado que você terá de dar a ela.

Quando uma orquídea está morta?

As orquídeas conseguem sobreviver sem folhas e sem raízes, pois é possível fazer brotar mais. Porém, o rizoma precisa estar em bom estado. O rizoma é a parte que liga as raízes e o bulbo (caule). É no rizoma que estão as gemas para brotação de novas mudas.

Publicidade

Se esse rizoma estiver totalmente seco e amarelado, é quase nula a chance de a planta voltar a brotar. Mas, se notar que rizoma ainda tem um pouco de verde, pode investir nessa planta para tentar salvá-la.

Porém, essa regra muda para as orquídeas que possuem as gemas no bulbo, ou seja, aquele tipo que tem nozinhos nos bulbos, tipo a cana-de-açúcar. Nesse tipo, mesmo que o rizoma esteja seco, se ainda tiver verdinho na ponta do bulbo, pode investir em salvar a planta.

Como salvar orquídeas com diferentes problemas

Então, sabendo que é possível salvar orquídeas mesmo quando elas parecem não ter salvação, veja alguns tutoriais que mostram orquídeas com diferentes tipos de danos e confira o que deve ser feito.

Salvando orquídea quase morta com replantio em carvão

Salvando orquídeas com raízes secas no replantio com argila expandida

Salvando raízes sem bulbo e sem folhas usando algodão

UTI para orquídeas

Se a sua planta estiver doente, infectada com pragas, ela pode precisar de um tratamento intensivo para se livrar das pragas e voltar a ficar forte e saudável, tudo ao mesmo tempo. Para isso, veja como fazer a UTI para orquídeas.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM