Organizar a louça antes de lavar
Crédito: Freepik
em

Organizar a louça antes de lavar evita proliferação de bactérias

Sua pia também fica um caos depois do almoço? Pois saiba que é fundamental deixar as louças arrumadas, mesmo sujas

Lavar louça já é muito chato, imagine se estiver uma bagunça! Por isso, é importante organizar os pratos antes de lavar. Além disso, ajuda a evitar a proliferação de bactérias danosas para sua saúde. Então, veja a forma correta de organizar e higienizar sua louça, garantindo assim maior segurança para sua família.

Como organizar a louça antes de lavar

Você sabia que a forma com que você organiza a louça antes de lavar pode aumentar ou diminuir a quantidade de bactérias? Isso porque, quando você lava os pratos de qualquer forma, corre o risco de espalhar gordura e outras sujidades. Além disso, ao deixar a louça organizada na pia, sem restos de alimentos, reduz muito as chances delas se multiplicarem. Veja então como fazer isso corretamente.

Retire todo o resto de alimento

Nada de deixar aquele grãozinho de arroz no prato! Antes de colocar na pia, raspe bem os pratos, jogue fora os líquidos do copo e aproveite para passar uma água. Não tem nada pior do que passar a bucha em um copo com leite talhado e depois usar a mesma em outros itens.

Passe um papel-toalha

Para pratos e talheres engordurados ou muito sujos, vale a pena passar um papel-toalha, antes de colocar na pia. Isso reduz muito a gordura que ajuda a fixar a sujidade e aumentar as bactérias na sua louça.

Separe por tipo de item

Depois dessa primeira etapa vem a organização de fato. Já ensine a todos da casa a colocar prato com prato, talheres na lateral da pia, copos ao fundo e assim por diante. Além disso, você pode deixar as panelas com água (para amolecer a sujeira) no fogão, até ter espaço para lavá-las também.

Deixe os mais complicados para o final

Se tem uma panela ou travessa que está parecendo um pesadelo, deixe para o final. Isso porque se passar a bucha logo no início, irá contaminar todo o resto da louça. Nesses casos, o papel-toalha sozinho não resolve, então recorra ao papel-alumínio.

Elimine as sujeiras pesadas com papel-alumínio

Salvador dos braços cansados, o papel-alumínio é uma mão na roda quando o assunto é crosta pesada. Marcas de queimado, gordura encrostada e toda sujeira pesada deve ser retirada com ele. Faça uma bola com a folha de papel, jogue sal no local da sujeira e esfregue com a bolinha, sempre trocando os lados. Retire com papel-toalha e repita o processo até ficar lavável.

Lave na ordem correta

A ordem correta para lavar a louça é do mais limpo para o mais sujo. Normalmente se começa pelos copos, depois talheres, pratos e então travessas mais limpas. As panelas e travessas muito sujas devem ficar para o final e ter sua sujidade removida antes de lavar. Seguindo essas dicas, você vai garantir mais segurança, copos limpinhos e sem cheiro e maior facilidade no seu dia.

Veja também: 8 Utilidades do detergente que vão além de lavar a louça

Usos do carvão em casa

9 Usos do carvão em casa que vão facilitar sua vida

Truque rápido para tirar cola de embalagens

Truque rápido para tirar cola de embalagens de vidro e plástico