utilidades do detergente
Crédito: Freepik
em

8 Utilidades do detergente que vão além de lavar a louça

Poupe tempo e dinheiro descobrindo novas utilidades do seu detergente

Normalmente o detergente fica restrito à cozinha para lavar os pratos, panelas, louças em geral. Como um agente desengordurante, ele é perfeito para retirar resíduos de comida e gordura dos utensílios. Mas o que muita gente não sabe é que o detergente é um produto multiuso, podendo ser aproveitado em outras tarefas de casa.

Confira as 8 utilidades do detergente que nem todo mundo conhece

Descobrir novas utilidades de um produto barato e que você já usa é muito útil, pois assim diminui a quantidade de produtos de limpeza que tem em casa, economizando dinheiro e reduzindo o impacto ambiental causado pelas embalagens e químicos.

1. Eliminar manchas de gordura nos tecidos

Essa dica é muito simples de fazer. Basta aplicar uma pequena quantidade de detergente em cima da mancha, esfregar bem com os dedos ou com uma escovinha limpa e de cerdas macias, e por fim enxaguar com água. A gordura ira desgrudar da roupa e a mancha desaparecerá.

2. Dar brilho a joias

Pegue uma bacia e faça uma solução com água e algumas gotas de detergente neutro. Coloque os anéis, brincos, pulseiras e colares que estejam sem brilho e deixe de molho por 3 a 5 minutos. Se for necessário, use uma escovinha para remover a sujeira que vai acumulando nas joias com o passar do tempo. A solução dará brilho às joias. Seque muito bem cada peça após esse banho.

3. Limpar as folhas das plantas

O detergente forma uma camada protetora na superfície da planta, que impede o contato de insetos indesejáveis. Além disso, essa é uma solução de limpeza que melhora o processo de fotossíntese. A quantidade deve ser pouca para não prejudicar a planta. Utilize 3 gotas em 1 litro de água limpa e pulverize sobre as folhas, sem excesso. Use um paninho fino e limpo para remover o líquido.

4. Matar insetos

Utilize a mesma solução descrita na dica anterior para borrifar em cima de formigas e pequenos insetos indesejáveis na sua cozinha. O detergente é eficaz e muito menos tóxico do que os venenos convencionais que contaminam o ar da casa.

5. Higienizar escovas de cabelo

Você se lembra de fazer a limpeza das escovas e pentes de cabelo, que acumulam resíduos dos fios e do couro cabeludo? Faça essa higienização mensalmente e conserve melhor as suas escovas, mantendo-as limpas. Deixe as escovas de molho em água com detergente. Depois enxague e deixe secar bem antes de utilizar novamente.

6. Limpar o motor do carro

Bem mais barato e com menos compostos químicos que os produtos para limpar o motor do carro, o detergente irá fazer o mesmo trabalho. Faça uma solução com água e algumas gotas de detergente e utilize um pano úmido para fazer a limpeza no motor frio.

7. Desentupir vaso sanitário

Quando o motivo do entupimento é simples, você pode contar com a ajuda do detergente para desentupir. Coloque 1/2 xícara de detergente na água do vaso, deixe agir por 15 minutos, depois derrame 1 litro de água fervente por cima e deixe mais 5 minutos. Dê a descarga, e se não resolver, tente mais uma vez esse mesmo procedimento.

8. Desengordurar os móveis da cozinha

Pode não parecer, mas tudo na cozinha fica engordurado quando você faz comida. O detergente, como é um desengordurante leve, também serve para remover a gordura dos móveis, como a mesa, as cadeiras e as bancadas. Faça uma misturinha de detergente com água morna e passe nos móveis com um pano limpo. Depois use um pano seco para remover e evitar a umidade nos móveis.

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

secar roupa no micro-ondas

Mãe passa roupa do filho no micro-ondas — será que funciona mesmo?

revestimento granilite vantagens e desvantagens

Granilite: o revestimento de piso e parede que voltou à moda