em

Como organizar apartamentos pequenos?

Veja essas dicas incríveis de soluções para organizar e ampliar espaços reduzidos nos apartamentos.
dicas para organizar apartamentos pequenos
Crédito: Pxhere

Morar em um apartamento pequeno ou casa pequena é bem comum hoje em dia, em que há tantas residências ocupando espaço nas ruas. Então, o jeito é se adaptar ao espaço com dicas de como organizar apartamentos pequenos. Surpreenda-se com as sugestões.

9 Dicas infalíveis para organizar apartamentos pequenos

O melhor dessas dicas é que elas têm o objetivo de promover a funcionalidade das coisas, ou seja, adicionar funções a objetos ou partes da casa mal exploradas. Tudo isso sem deixar de lado o design e procurar ampliar ao máximo o espaço. Veja dicas muito simples para organizar apartamentos pequenos.

1. Verticalizar o mobiliário

como organizar apartamentos pequenos com horizontalização

A primeira dica é investir em mobiliário com formato diferente do tradicional. Se antes os roupeiros e armários de cozinha era sempre horizontalizados e térreos, hoje em dia a necessidade é de verticalizar e suspender os móveis para ocuparem menos espaço.

Veja nesse exemplo acima a ideia de criar uma gaveta verticalizada para servir como despensa e aproveitar um espaço de forma muito inteligente.

A ideia também funciona para as camas embutidas, que durante o dia ficam escondidas na parede, na vertical, guardadas em uma estrutura que simula um armário. Assim ganha-se muito espaço para circulação e é possível dar duas funções distintas e bem organizadas para o mesmo cômodo.

2. Instalar prateleiras

como organizar apartamentos pequenos com prateleiras

As prateleiras são uma excelente solução pra organizar apartamentos pequenos. Pelo fato de ficarem suspensas, ocupam muito menos espaço. Nesse exemplo da imagem a ideia foi de aproveitar um espaço de parede próximo ao teto, que não teria outro uso.

Mas quando elas são abertas, lembre-se que não devem ficar entulhadas com todo o tipo de objetos ou vão deixar o visual do cômodo bagunçado. Nas prateleiras deixe apenas os objetos decorativos e que fazem sentido para a decoração.

3. Instalar painéis perfurados

como organizar apartamentos pequenos com painel

Os painéis perfurados são muito utilizados em garagens e oficinas para organizar ferramentas. Mas também são ótimos aliados para organizar apartamentos pequenos. Você pode comprar painéis prontos e apenas mandar cortar na medida que vai precisar. Depois pode pintar para combinar com a decoração e instalar com aparafusadeira.

Esses painéis podem ser usados para pendurar as louças, cabides de roupas, calçados, acessórios e diversas outras coisas. O segredo é você colocar um gancho em cada buraquinho para que todos eles tenham utilidade.

4. Colocar as xícaras penduradas

como organizar apartamentos pequenos com xícaras

As xícaras ocupam muito mais espaço dentro do armário quando estão simplesmente colocadas uma ao lado da outra. Uma ideia para resolver isso é instalando ganchinhos aparafusados na parte superior do armário para que as xícaras passem a ocupar menos espaço ficando penduradas pela asa.

Essa dica também serve para deixar as xícaras do lado de fora do armário, podendo fixar os ganchos, por exemplo, na parte de baixo de um armário aéreo. Assim elas também acabam sendo decorativas.

5. Otimizar espaço no guarda-roupas

como organizar apartamentos pequenos com rolinhos

Ter guarda-roupas pequeno é um problema quando você tem muita roupa para guardar. Então, caso já não tenha mais espaço nos cabides, uma ótima dica é otimizar as gavetas. Para isso, muitas vezes a primeira coisa a fazer é uma limpeza. Tire tudo o que tem nos armários, veja o que precisar ficar e o que pode doar ou fazer brechó. Limpe tudo e reorganize.

Uma forma útil de dobrar as camisas e outras peças de tecidos leves é fazendo rolinhos. A roupa vai ocupar muito menos espaço. A dica só não funciona com peças jeans ou muito grandes, pois o rolinho fica grosso e acaba ocupando mais espaço do que se dobrar normalmente.

6. Utilizar ganchos sempre que possível

como organizar apartamentos pequenos com ganchos

Os ganchos podem ficar pela casa inteira, desde que sejam bem instalados e que não precisem segurar objetos muito pesados. Eles são uma ótima maneira de não deixar pequenas coisas jogadas, sem um lugar específico.

Os ganchos dos cabides também servem para serem encaixados uns nos outros formando uma cascata. Assim você pode pendurar muito mais roupas sem empilhar dez peças no mesmo cabide. Mas atenção para não exagerar no peso, ou o primeiro cabide que está suportando todos pode desabar.

7. Ter uma cama ou sofá com baú embutido

como organizar apartamentos pequenos com baú

Em um quarto em que você precisa escolher se vai colocar uma cama de casal ou um guarda-roupas, a solução é ter os dois em um único móvel. As camas com baú são muito úteis para armazenar diversos tipos de coisas. Mesmo que tenha um roupeiro que seja suficiente esse espaço embaixo do colchão pode ficar para as roupas de cama, caixas de sapato com outros objetos e afins.

Também tem os modelos de camas com gavetas nas laterais, que cumprem uma função parecida. O ponto negativo é que não cabe tanta coisa nas gavetas do que se você erguesse o colchão e tivesse um espaço aberto para armazenamento. Porém, o benefício é não precisar levantar a tampa desse grande baú sempre que precisar pegar alguma coisa ali dentro.

8. Abusar dos organizadores

como organizar apartamentos pequenos com organizador

Os organizadores são a salvação para organizar apartamentos pequenos. Eles existem para muitas finalidades, em diversos tamanhos e feitos com todo tipo de material. Tem organizador para colocar dentro das portas de armários, atrás das portas dos cômodos, dentro das gavetas, na lateral da geladeira e onde mais você precisar.

Mas lembre-se que eles servem para organizar e não para empilhar objetos aleatórios. Se não tiver cuidado com a organização a casa pode até ganhar em espaço, mas o visual vai ficar carregado e desagradável.

9. Aproveitar os cantos

como organizar apartamentos pequenos com cantos

Por fim, não deixe que as quinas e vãos da casa fiquem sem utilidade. Quando o espaço é reduzido, todo cantinho pode ser útil, mesmo que seja para decorar. Aproveite os cantos para usar prateleiras e instalar objetos que fique suspensos. Armários discretos que não atrapalhem a circulação ou a abertura de portas também são bem-vindos.

Em algum desses cantinhos também é uma boa ideia instalar uma mesa dobrável que fique junto à parede quando não estiver em uso. Pode ser colocada na cozinha, na sala, na sacada e até no quarto, como escrivaninha.

Crédito das Imagens: BuzzFeed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

alimentos para combater ácido úrico
5 Grupos de alimentos para combater ácido úrico
missa de sétimo dia
Por que se reza a missa de sétimo dia?