em

Conheça a Oração da Serenidade

A oração ressurgiu durante a Segunda Guerra Mundial e é usada para buscar paz de espírito. Veja várias opções
oração da serenidade aprender
Crédito: Freepik

A Oração da Serenidade também é conhecida como “Oração dos Alcoólicos Anônimos”, devido ao que ela representa. A oração é utilizada para enfrentar dificuldades, buscando forças para tornar a vida melhor. Antigamente, era utilizada para celebrar a recuperação das pessoas amadas.

Diz-se que, quando realiza uma das versões dessa oração diariamente, você apresenta menos ansiedade, mais tranquilidade, paz de espírito e equilíbrio emocional.

Oração da Serenidade completa

“Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisa que não posso modificar.

Coragem para modificar aquelas que posso. E sabedoria para conhecer a diferença entre elas.

Vivendo um dia de cada vez, desfrutando de um momento de cada vez, aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz.

Aceitando, como Ele aceitou, este mundo tal como é, e não como eu queria que fosse.

Confiando que Ele acertará tudo, contanto que eu me entregue à Sua vontade, para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e supremamente Feliz com Ele, eternamente, na próxima. Amém.”

Oração da Serenidade (versão reduzida)

aprender a oração da serenidade
Crédito: Pixabay

A versão reduzida é a frase que surgiu publicada no jornal Herald Tribune, em Nova Iorque, 1941.

“Deus, me dá a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que posso, e sabedoria para perceber a diferença entre elas. Amém”.

Sobre a Oração da Serenidade

A Oração da Serenidade ressurgiu nos Estados Unidos, no início de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi publicada no jornal Herald Tribune, impresso, enviado às pessoas em suas casas e distribuído pelo comércio.

Antes disso, em 1934, ela já havia sido escrita pelo teólogo e escritor norte-americano Reinhold Neibuhr. As primeiras frases são originais do escritor, enquanto as demais foram adicionadas mais tarde.

Outras orações para alcançar a serenidade

Além da oração considerada oficial, por ser a mais famosa, existem outras tão poderosas quanto essa, que você pode fazer diariamente no seu momento consigo mesmo e com a sua crença espiritual.

1. Oração da Paz de Francisco de Assis

“Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar do que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém.”

2. Oração Cristã para trazer paz à mente

“Deus Todo-Poderoso, nós te agradecemos pelas nossas vidas, pela sua grande misericórdia e a graça que recebemos. Agradecemos a sua fidelidade, embora nós não Lhe sejamos tão fiéis.

Senhor Jesus, pedimos-lhe para nos dar toda a paz possível em nossa mente, corpo, alma e espírito. Queremos que cure e remova tudo o que está causando estresse, dor e tristeza em nossas vidas.

Por favor, guie nosso caminho através da vida e deixe os nossos inimigos em paz com a gente. Deixe o seu reinado de paz na nossa família, no nosso local de trabalho e tudo o que estiver em nossas mãos.

Deixe seus anjos de paz irem a nossa frente quando sairmos e que permaneçam ao nosso lado quando voltarmos. Em nome de Jesus, Amém.”

3. Salmo 20: Proporciona grandeza à alma e traz tranquilidade ao espírito

“O Senhor te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja.
Envie-te socorro do seu santuário, e te sustenha de Sião.

Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos.

Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio.

Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; satisfaça o Senhor todas as tuas petições.

Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; Ele lhe responderá lá do Seu santo céu, com a força salvadora da Sua destra.

Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.

Uns encurvam-se e caem, mas nós nos erguemos e ficamos de pé.

Salva-nos, Senhor; ouça-nos o Rei quando clamarmos.”

Como alcançar a serenidade na sua vida

Entre tantos sentimentos e estados de espírito que as pessoas desejam alcançar ao longo da vida, está a serenidade. Trata-se de um estado pacífico, de calma, leveza e equilíbrio emocional.

Para muitos, esse estado parece ser impossível de alcançar, devido às várias situações de estresse que vivem todos os dias. Parece que jamais irá sobrar tempo para se acalmar, refletir sobre a sua existência e conseguir lidar com todos os problemas de forma tranquila e consciente. Mas é possível.

Cada pessoa deve descobrir a forma que melhor consegue buscar a sua serenidade. Não há uma fórmula exata que funcione para todos. Alguns necessitam de oração, outros de meditação. Há quem encontre seu ponto de equilíbrio enquanto pratica um hobby ou atividade física, sozinho ou na companhia de outras pessoas que goste.

O fato é que a busca pela serenidade deve ser constante e evolutiva. Você precisa querer e praticar diariamente, mesmo que durante alguns minutos. Pode ser ao acordar, ao longo do dia ou antes de ir se deitar. No banho, durante uma caminhada ou no seu momento de conversar com Deus.

Assim como tudo na vida, alcançar a serenidade necessita de autoconhecimento, experiências vividas e mente aberta para compreender que nenhum ser humano está no controle de tudo.

Tal como diz a Oração da Serenidade, o ponto de partida é compreender que você deve aceitar o que não pode modificar, ter coragem para modificar o que pode, e desenvolver a sabedoria para discernir quando cada uma dessas situações surge no seu caminho.

Dessa forma, não irá sofrer em vão e irá canalizar suas energias apenas no que vai lhe trazer resultados positivos para uma vida mais feliz e serena.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
cabelo curto cacheado
Modelos e dicas para cuidar do cabelo curto cacheado
melhor travesseiro nasa
Travesseiro Nasa: o que é e benefícios