ombro estalando
Crédito: Freepik
em

Ombro estalando: o que pode ser e quando se preocupar

Pode ser que você só precise de alguns alongamentos, mas também pode ser preciso um tratamento mais sério

Você ouviu seu ombro estalando e está preocupado com o que pode ser? Nesse artigo você vai saber quais são as principais causas e quando deve se preocupar de fato. Porque, apesar de ser bem comum de acontecer, pode também ser sinal de algumas doenças mais sérias. Veja mais detalhes.

O que pode ser o ombro estalando?

Existem alguns fatores que podem levar uma pessoa a sentir estalos no ombro, porém quase todos são absolutamente normais. Por outro lado, tem sim algumas doenças mais sérias que podem desencadear o sintoma. Veja quais são as prováveis causas.

Movimento do tendão ou ligamento

O seu corpo é repleto de partes interligadas e interdependentes, que servem com diversos propósitos. Para sua movimentação, ele utiliza tanto a parte muscular e óssea, quanto os tendões ou ligamentos. E é exatamente a mudança da posição deles que pode gerar o estalo percebido, e tudo bem, pois isso não gera nenhum dano à estrutura.

Líquido sinovial

Também está presente nas articulações, incluindo o ombro, o líquido sinovial. Ele é um fluido que ajuda nos processos de movimentação do local. Composto de nitrogênio, dióxido de carbono e oxigênio, tende a produzir bolhas de gás. Quando você move o ombro, essas bolhas podem se romper e causar o som, identificado como um estalo.

Atrito entre cartilagens

A estrutura óssea possui em suas extremidades as cartilagens, que ajudam a reduzir o atrito e melhorar a movimentação. Porém, alguns problemas podem levar ao desgaste dessas, fazendo com que haja eventualmente, algum atrito entre os ossos. E obviamente, esse atrito pode causar o estalo.

Estirão do crescimento

Tem uma fase na vida do adolescente que ocorre um crescimento mais rápido da estrutura óssea. Nem sempre os músculos conseguem acompanhar o ritmo, crescendo mais lentamente. Dessa forma, seu tamanho não fica proporcional, estando mais curto do que deveria de fato – o que não é nada grave. Mas isso pode levar à famosa dor do crescimento e também ao ombro estalando.

Atividades físicas

Quando os estalos acontecem normalmente depois de praticar esportes, pode ser que a causa seja essa. Quando se faz esporte ou musculação sem o acompanhamento adequado, pode ser que a musculatura não seja trabalhada corretamente. Dessa forma, há chances de causar encurtamento de algum músculo, que irá levar a estalos.

Quando se preocupar?

Claro que, além de causas que não podem ser consideradas graves, existem, sim, doenças que causam estalos no ombro. Entre elas estão a artrose, bursite, instabilidade, luxação, lesões decorrentes do trabalho, problemas nos ossos e até tendinite. Por isso é fundamental procurar um médico, quando desconfiar de alguns desses problemas.

Outro fator importantíssimo a se observar é se há dor, inchaço ou vermelhidão no local. Com qualquer um desses sintomas, você deve procurar a orientação médica para evitar problemas maiores. É importante também trabalhar a musculatura, postura correta e, quem sabe, fazer fisioterapia, para amenizar os sintomas e ter maior qualidade de vida.

cirurgia no coração por causa de pipoca

Homem passa por cirurgia no coração por causa de pipoca no dente

hábitos saudáveis atrasam câncer

Hábitos saudáveis podem atrasar o câncer em 10 anos