em

Tudo sobre o óleo essencial de bergamota

Veja o que ele oferece de bom para a saúde e como fazer em casa.
por que usar óleo essencial de bergamota
Crédito: Pixabay

A bergamota é um tipo de tangerina colhida no inverno e é ótima para a saúde. Além das propriedades da fruta ao ser ingerida, há também os benefícios que o óleo essencial de bergamota proporciona. Conheça os principais, como usar, cuidados a ter e a receita para fazer em casa.

Propriedades e benefícios

para que serve óleo e bergamota
Crédito: Jardim do Mundo

Diversos problemas de saúde podem ter seus sintomas amenizados com o uso do óleo essencial de bergamota, porém esse tratamento não substitui a consulta ao médico. Deve ser feito para controlar os sintomas até ser atendido pelo doutor ou para intensificar o efeito do tratamento, se assim o médico permitir. Veja no que o óleo é útil:

  • Melhora problemas de pele: seu efeito antisséptico e cicatrizante ajuda a secar feridas, espinhas, a aliviar alergias, queimaduras, aftas e picadas de inseto que não seja venenoso;
  • Alivia a cistite: esse problema se caracteriza por um desconforto constante na bexiga, quando dá vontade de urinar o tempo todo, mesmo com a bexiga vazia. O efeito antisséptico do óleo age no tratamento desse problema;
  • Ajuda a acalmar os nervos e a mente: pessoas com sintomas de ansiedade, depressão, insônia e nervosismo são beneficiadas com o uso do óleo e seu efeito calmante;
  • Controle da oleosidade: onde o óleo é aplicado, ele age ressecando a região e tratando seus males. Com isso, a pele que estava muito oleosa vai ficar mais seca, mas o tratamento para esse resultado deve ser recomendado pelo esteticista ou dermatologista;
  • Reduz a febre: esse é um sintoma de várias doenças, como um aviso para que uma providência seja tomada. Nesse caso, o óleo serve para ajudar a reduzir a temperatura corporal, mas a febre não deve ser ignorada.

Como usar o óleo essencial de bergamota?

Há diferentes formas de fazer uso do óleo, de acordo com o que se deseja tratar. Ele pode ser inalado, pode aplicar gotas na água do banho, fazer massagem e compressa. Mas o ideal é que esteja misturado com um ou mais tipos de óleos medicinais, seja para absorver os benefícios desses outros óleos ou para suavizar o efeito do óleo de bergamota.

1. Como usar o óleo para a saúde

Para tratar de problemas de saúde o óleo essencial de bergamota pode ser aplicado da seguinte forma, de acordo com o problema:

  • Febre: misturar 2 gotas de óleo em 500 mililitros de água morna e fazer compressa com um pano nas axilas e na testa;
  • Má digestão: diluir 2 gotas de óleo essencial em 500 mililitros de água morna e aplicar a compressa no abdômen;
  • Corrimento vaginal: colocar 5 gotas de óleo em uma bacia com água morna e fazer 15 minutos de banho de assento;
  • Dores musculares: seja para cansaço muscular ou cólicas, pode-se fazer a compressa no local com água quente e algumas gotinhas de óleo até que a água fique fria;
  • Psoríase: misturar 30 gotas de óleo essencial de bergamota em 60 mililitros de óleo de pracaxi e aplicar sobre as áreas afetadas. Manter-se longe do sol;
  • Dor de cabeça, insônia ou ansiedade: colocar 1 gota de óleo da bucha do banho e massagear o corpo todo.

2. Cuidar da beleza

Embora não seja apenas por razão estética, mas que contribui nesse sentido, o óleo também pode ser usado para reduzir a oleosidade do cabelo e a acne. Para a oleosidade pode-se aplicar 1 gota do óleo em uma porção do xampu antes de passar nos cabelos ou misturar 20 gotas em 100 mililitros de água, borrifar no couro cabeludo e deixar secar para enxaguar só depois.

No caso de problemas com acne pode-se aplicar uma gota em um cotonete e aplicar sobre o local, deixando secar para agir. Também pode-se colocar 5 gotas em 1 litro de água quente e deixar que todo o vapor pegue no rosto, cuidando para não se queimar. Logo depois que terminar deve lavar o rosto com água fria.

3. Aromatizar ambientes

Utilizar o óleo essencial de bergamota nos difusores para aromatizar ambientes vai muito além de deixar o ar com cheiro agradável. Também é bom para aliviar dor de cabeça, ansiedade e insônia. Basta colocar 5 gotinhas de óleo em um aromatizador desses que ficam na tomada e preencher com água.

4. Limpeza do ar

Além de aromatizar ambientes, ajudando a aliviar dores, o óleo também tem o potencial de filtrar as impurezas do ar e de afastar os insetos. Inclusive é também através desse efeito que os sintomas de dor, insônia e ansiedade reduzem.

Quais são os efeitos colaterais, contraindicações e cuidados?

Ao usar o óleo essencial de bergamota na pele ou cabeça deve-se ficar protegido da luz solar. A razão é que o óleo possui componentes foto tóxicos, ou seja, que agem com toxidade ao entrar em contato com a luz, podendo gerar irritação e até problemas como a dermatite.

Além disso, ele nunca deve ser usado puro, sempre diluído em água ou misturado a outros óleos, pelo fato de ser uma substância muito concentrada.

Como fazer em casa?

como fazer receita de óleo de bergamota
Crédito: Jardim do Mundo

O óleo essencial de bergamota é extraído da casca da fruta. Para fazer isso você deve seguir esse passo a passo:

1. Lave muito bem a fruta e descasque-a.

2. Coloque a casca dentro de um frasco de vidro bem limpo e com tampa.

3. Preencha o interior do frasco com vodca. Tampe e agite por alguns segundos.

4. Guarde o frasco em local seco e ao abrigo da luz por uma semana. Ao longo dos dias pegue-o para agitar por alguns segundos.

5. Passados esses dias em que o óleo da casca foi liberado na vodca, deverá coar a casca e deixar o líquido em um pote aberto para o álcool da bebida evaporar.

6. Depois de alguns dias, quando sentir que não há mais cheiro de vodca, o óleo estará pronto. Tampe bem para usar sempre que necessário.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

tipos de sapatos femininos confortáveis
20 Modelos de sapatos femininos confortáveis para todos os estilos
fatos curiosos
Uau! 22 fatos curiosos que você provavelmente não sabia