A flora brasileira é riquíssima e grande parte das plantas nativas possuem inúmeras propriedades medicinais. O exemplo que você vai conhecer agora é a árvore sucupira, que vem do serrado brasileiro. Entre as formas de consumo está o óleo de sucupira, que pode ser feito em casa ou comprado pronto. Veja agora como fazer e quais os benefícios.
Benefícios do óleo de sucupira

São muitas as propriedades da planta que podem ser absorvidas por meio do óleo de sucupira. Veja algumas das principais a seguir:
1. Analgésico e anti-inflamatório
2. Cicatrizante
Quando tiver feridas na pele, o óleo de sucupira também pode ajudar a tratar, fazendo uma misturinha com outro tipo de óleo natural ou pomada neutra e aplicando sobre o local a ser cicatrizado.
3. Antisséptico
Junto com a ação cicatrizante, o óleo também vai agir limpando a região infectada, o que é essencial para que a pele fique pronta para se regenerar, fechando o ferimento.
4. Antibiótico
Determinados fungos e bactérias que afetam o organismo também podem ser tratados com o óleo da planta, mas mesmo assim não substitui a consulta ao médico, pois há tipos de fungos e bactérias que necessitam de um tratamento mais forte.
5. Antioxidante
As células de todo o corpo se beneficiam do óleo dessa planta e de suas outras formas de uso, pois ele combate o excesso de radicais livres que causam oxidação, envelhecimento precoce e doenças.
6. Vasodilatador
Pessoas que sofrem de pressão alta podem se beneficiar do uso do óleo, pois ele tem um efeito de dilatar as artérias, permitindo que o sangue passe sem fazer tanta pressão. Dessa forma, ajuda a manter a pressão equilibrada, mas claro, atuando em conjunto com um estilo de vida saudável.
Como usar?

Falando da sucupira como um todo, para obter seus efeitos medicinais, pode-se usar as cascas do tronco da árvore, as folhas (apenas para uso externo) e os frutos, que são secos e duros. É desses frutos que é feita a extração do óleo de sucupira.
O óleo pode ser usado tanto para tomar, quanto para fazer gargarejo e aplicar sobre ferimentos na pele. Para tomar deve-se fazer um chá, diluindo 5 gotas em uma xícara de água. Não deve-se usar mais do que essa proporção, pois há o risco de efeitos colaterais, como sonolência e cansaço excessivo.
Para o gargarejo é a mesma coisa, só que ao invés de engolir, vai descartar o líquido depois de gargarejar. Existem ainda as cápsulas com o óleo vendidas prontas e a dosagem é de duas unidades por dia, no máximo.
O uso do óleo na pele deve ser feito com a mistura de algumas gotas em um pouco de pomada simples ou de óleo de coco ou gel de babosa. É só misturar e aplicar sobre a pele, sem remover.
Como fazer óleo de sucupira caseiro?

Para fazer o óleo de sucupira em casa, vai precisar das sementes da planta, que devem ser das espécies Pterodon emarginatus ou Pterodon pubescens, e nunca da sucupira preta, em que os frutos nascem em um favo. Tenha certeza de que está utilizando as espécies que não causam intoxicação. Você vai precisar de:
Ingredientes
- Frutos de sucupira (chamados de sementes): 50 unidades;
- Água: 2 litros;
- Óleo de coco: 250 mililitros;
- Peneira e coador de pano: 1 de cada.
Modo de preparo
1. Comece amassando as sementes com um martelo para que fiquem bem quebradas.
2. Leve a água ao fogo para ferver em uma panela. Assim que levantar fervura, coloque as sementes quebradas dentro. Mantenha a mistura fervendo por 2 minutos.
3. Quando se passarem os 2 minutos, adicione o óleo de coco na panela com as sementes. Deixe mais 3 minutos fervendo. Desligue o fogo.
4. Quando estiver amornando, passe o líquido por uma peneira e depois por um coador de pano, bem limpo.
5. Deixe esfriar e coloque na geladeira para que o óleo de solidifique. Apenas uma camada superior vai ficar sólida, abaixo dela vai permanecer líquido.
6. Então só precisa retirar a parte sólida, que vai sair inteira com facilidade, e essa parte que será utilizada. É só deixar em temperatura ambiente ou aquecer um pouco para que derreta e você possa usar as gotas.
Onde comprar?
Se preferir comprar o óleo pronto, vai encontrar em farmácias, lojas de produtos naturais ou de fitoterapia, que é a terapia natural realizada com benefícios medicinais da plantas.
Pode comprar um vidrinho para usar em gotas ou comprar em cápsulas, lembrando que não deve ultrapassar a quantidade recomendada de 5 gotas de óleo ou 2 cápsulas ao dia.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores efeitos, o uso de qualquer remédio natural deve ser feito em combinação com uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável.

