beneficios do oleo de copaiba
Crédito: Wikimedia Commons
em

Óleo de copaíba: para que serve e como usar

Confira como usar esse componente natural para usufruir de todas as suas vantagens

O óleo de copaíba é extraído a partir da copaibeira, árvore amazônica popularmente chamada de pau-de-óleo. Esse produto é um poderoso anti-inflamatório e pode ser utilizado para diversos propósitos, se for consumido corretamente. Por isso, confira 8 benefícios desse componente e saiba como usá-lo no dia a dia.

Veja também: para que serve óleo de buriti

Benefícios do óleo de copaíba

O óleo extraído da copaíba é rico em dois ácidos: o canrenoico e cariofileno. Fato que o torna um poderoso anti-inflamatório natural e um ótimo antibiótico. Além disso, ele possui muitas outras propriedades que fazem com que seja altamente vantajoso para o organismo. Por isso, confira os seus 8 benefícios abaixo e saiba como esse óleo pode ser importante para a saúde.

1. Alivia a tensão muscular

É comum que algumas pessoas sofram com tensões musculares após a prática de exercícios físicos que forcem demasiadamente os músculos, ou seja, após um período de sobrecarga. Esse óleo colabora para o relaxamento do músculo ou até mesmo para o alívio das dores, por meio de sua propriedade analgésica.

2. Controla a artrite

Inflamações crônicas como a artrite não podem ser completamente curadas, mas podem ter os seus sintomas controlados por meio do combate à inflamação em si. Desse modo, as propriedades anti-inflamatórias desse óleo assumem grande utilidade para auxiliar no controle dessas dores.

3. Regula o trato estomacal

O óleo de copaíba é bastante útil para o combate da azia, das úlceras e da gastrite, ao controlar os níveis de ácido clorídrico na região estomacal. Esses são problemas muito comuns, já que muitas pessoas acabam desregulando o horário de comer e mesmo o estresse do dia a dia podem causar problemas no estômago.

4. Rejuvenesce pele e cabelo

O óleo de copaíba é um poderoso anti-inflamatório, hidratante e combate bactérias,  conseguindo compensar os efeitos negativos do tempo na pele e cabelos. Pode ser usado para diminuir rugas, marcas de expressão e rugas.

5. Combate a tosse

Por que esse óleo serviria para combater a tosse? Essa é uma pergunta que parece complicada, até que as propriedades desse produto sejam analisadas. Ele é antibacteriano, antimicrobiano e anti-inflamatório, sendo eficaz contra gripes, sinusites, tosses e outros problemas respiratórios.

6. Regula o intestino

Esse componente também colabora para o controle de problemas intestinais, como a diarreia, pois pode combater os elementos que a causam e prevenir a manifestação de algum sintoma interno que possa agravá-la.

Portanto, é muito útil para quem está sofrendo com essa condição e pode ser utilizado para complementar ao tratamento.

7. Acelera a cicatrização

Por ser antimicrobiano, anti-inflamatório e antibacteriano, o óleo de copaíba é um excelente remédio natural para acelerar o processo de cicatrização. Assim, ele colabora para que não surjam outras infecções provenientes do ferimento, além de controlar a inflamação dele.

8. Tem efeito diurético

Esse produto aumenta a frequência urinária do indivíduo, e evita o acúmulo de toxinas por conta do excesso de líquidos. Desse modo, ele promove um melhor funcionamento dos rins e também atua para baixar a pressão. É importante ressaltar que o óleo de copaíba não é recomendado para quem tenha hipotensão.

Como usar

O óleo de copaíba é extremamente versátil e pode ser utilizado tanto internamente, quanto externamente, a depender do seu propósito. Para uso externo, ponha de 2 a 3 gotas nas mãos e passe sobre o local desejado.

Em casos de irritação na pele, aplique o óleo uma vez ao dia, durante uma semana. Esse método é útil para controle de psoríase, lesões musculares, queimaduras e cicatrização de feridas.

Já o uso interno consiste em ingerir progressivamente gotas desse óleo por dia. Para isso, comece com uma gota por dia e aumente essa dose de maneira gradual, até que você chegue ao limite de 6 gotas por dia.

Efeitos colaterais

Esse óleo não deve ser consumido em excesso e é essencial que se monitore as reações do organismo ao seu uso. Ele não é recomendado para quem possui pressão baixa e pode causar desconfortos na região do estômago, se utilizado em excesso.

É importante que se consulte o médico antes de consumi-lo regularmente, para que ele analise se há alguma contraindicação.

Preço e onde comprar

O óleo de copaíba da Amazônia pode chegar a custar 160 reais (1 litro). Já a sua versão usual de 30 ml, custa em torno de 33 reais. É encontrado em lojas de produtos naturais e lojas de departamento.

Conhecia os benefícios do óleo de copaíba? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
arroz doce de micro ondas

7 Receitas de arroz doce de micro-ondas

Mulher fingiu ter câncer terminal para ganhar festa de casamento

Mulher fingiu ter câncer terminal para ganhar festa de casamento