óleo de borragem
Crédito: Pixabay
em

Óleo de borragem: saiba para que serve e como usar

Sintomas de TPM e menopausa podem ser aliviados com esse tratamento alternativo, desde que com acompanhamento médico

A borragem é uma planta medicinal nativa do sul da Europa e do oeste da Ásia, e naturalizada em toda a Europa e América do Norte. Seu nome científico é Borago officinalis, e no Brasil é também conhecida como borrage, borracha, borracha, borracha-chimarrona ou fuligem. Dessa planta é extraído o óleo de borragem. Veja agora para que ele serve e como usar.

O que é óleo de borragem?

Como já mencionado acima, o óleo de borragem é uma substância extraída da planta borragem. Ele é vendido em forma de cápsulas nas farmácias e lojas de produtos naturais na forma de suplemento.

Para que serve?

O óleo de borragem é rico em ácido gama-linolênico, que atua na síntese de prostaglandinas com propriedades anti-inflamatórias e imunorreguladoras. Ele é usado para:

Alívio dos sintomas da TPM

Um dos principais usos do óleo de borragem é para ajudar as mulheres que sofrem com sintomas intensos da TPM, principalmente a dor pelo inchaço dos seios e as cólicas.

Controle dos sintomas da menopausa

Assim com atua no organismo aliviando os sintomas da TPM, o óleo também pode ser útil para aliviar ou até prevenir sintomas da menopausa, que também ocorrem por conta do desequilíbrio hormonal.

Doenças de pele

O médico poderá recomendar esse óleo como parte do tratamento para eczema, acne e dermatite seborreica. Por ser um ótimo antioxidante, ajuda a deixar a pele mais bonita e renovada.

Doenças reumáticas

A artrite reumatoide e outros problemas reumáticos são também beneficiados pelo uso equilibrado do óleo de borragem por conta da sua ação anti-inflamatória.

Como usar o óleo de borragem

óleo de borragem em cápsulas
Crédito: Farmácia Artesanal

Para fazer um uso eficiente e seguro do óleo de borragem é importante ter acompanhamento médico. Isso porque uma dose elevada, além do necessário, pode causar efeitos colaterais indesejáveis, como inchaço abdominal, diarreia e alterações hormonais.

A forma de uso é via oral, engolindo as cápsulas junto com água. Geralmente a recomendações é de 1 cápsula 2 vezes ao dia, antes das refeições principais. Mas a quantidade de cápsulas ao dia vai depender das orientações do médico, conforme a necessidade de cada paciente.

Óleo de prímula com óleo de borragem: benefícios

Assim como o óleo de borragem, o óleo de prímula também é um aliado na saúde da mulher como um suplemento para aliviar os sintomas da TPM e da menopausa.

Ele contém prostaglandinas de série E1, que são anti-inflamatórias e reguladoras dos hormônios sexuais femininos (estrógeno, progesterona e prolactina). Também, atuam com possíveis efeitos positivos sobre a elasticidade da pele.

O ácido gamalinolênico presente em ambos os óleos pode ajudar na redução da perda de água através da pele e aumentar a tolerância à exposição dos raios ultravioleta.

Portanto, eles possuem propriedades com efeitos muito semelhantes, e é importante conversar com o médico para decidir qual deles tomar.

Cuidados e contraindicações

Esse produto não deve ser usado por gestantes, lactantes, crianças, adolescentes, pacientes com esquizofrenia ou epilepsia, exceto por orientação do médico.

Embora esses óleos pareçam uma excelente opção natural para solucionar problemas de TPM e menopausa, além de inflamações de pele e nas articulações, não há estudos conclusivos sobre sua eficácia.

De acordo com Eliezer Berenstein, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, no caso do óleo de prímula em especial, de fato ele é uma terapia alternativa de uso comum e uma rica fonte de ácidos graxos essenciais ômega-6. Porém, não há evidências suficientes para fazer uma avaliação confiável da sua eficácia.

Sendo assim, é ainda mais importante que qualquer tratamento com um desses óleos seja feito com acompanhamento médico, pois não é seguro substituir o tratamento tradicional pelo alternativo sem orientação e análise dos resultados.

Quanto custa o óleo de borragem

Preços variam muito conforme a região, a marca e a loja, e também é preciso considerar a quantidade de cápsulas em cada frasco. Por isso, é possível encontrar esse óleo com preços que variam de R$ 30 a R$ 100.

restaurante recebe ajuda para cobrir prejuízo de furto

Depois de ter estoque furtado, restaurante recebe doações para continuar fazendo comida a pessoas em situação de rua

Xarope de babosa benefícios e como usar

Xarope de babosa: benefícios e como usar