em

Óleo de banana: para que serve?

Conheça os benefícios e como usar esse óleo tão fácil de encontrar
óleo de banana
Crédito: Freepik

Utilizado tanto na indústria estética quanto na alimentícia, o óleo de banana tem forte aroma e sabor da fruta, sendo um poderoso hidratante e fortalecedor. Em uso cosmético, ele é feito a partir da extração com ácido, e só é recomendado para uso externo. Para o uso alimentício, ele é feito a partir do aquecimento, com outros óleos, extraindo não somente o sabor e a essência, mas o óleo em si.

5 Usos do óleo de banana

óleo de banana usos
Crédito: Óleos para Tudo

Com diversas formas de utilização, ele pode ser usado em bolos, biscoitos, balas e afins, para aromatizar e dar sabor. Para isso, tem que ser o de uso comestível, sem o uso de ácidos (ou acetato de amila, industrial e que não serve para ingerir).

Já o industrial tem diversas utilizações estéticas, podendo ser facilmente substituído pelo natural e comestível, que dá até para fazer em casa.

1. Tratar rachaduras nos calcanhares

O óleo de banana caseiro ou natural é um excelente remédio para tratar as rachaduras nos calcanhares, dada sua alta capacidade umectante e valor nutricional.

Para usar, basta esfoliar o calcanhar rachado e massagear com o produto, por cinco minutos. Coloque uma meia e tire somente na manhã seguinte.

2. Hidratar a pele

Pode ser usado também em regiões de muito atrito ou que estejam precisando de uma hidratação mais profunda, como os joelhos, cotovelos ou entre as pernas.

Aplique todas as noites e massageie bem. Deixe agir por uma hora e tire na hora do banho, antes de dormir. Hidrate normalmente em seguida.

3. Fazer reconstrução capilar

Se seus cabelos estão quebradiços, opacos e sem vida, vale a pena usá-lo para reconstrução capilar. Para isso, o ideal é utilizar o óleo de coco para fazer o de banana, mas pode ser com azeite de oliva também.

Aplique nos cabelos ainda sujos e secos, uma hora antes de lavar. Lave normalmente e aplique o condicionador. Faça isso 3 ou 4 vezes por semana ou até sentir seus fios saudáveis novamente.

4. Amolecer esmalte endurecido

Esse é um uso clássico do óleo industrial, não sendo recomendado o uso do caseiro, pois pode não diluir corretamente. Basta aplicar algumas gotinhas no esmalte, tampar e misturar bem, de forma que ele se torne mais líquido.

Esta técnica é perfeita para salvar aquele esmalte querido, mas que endureceu com o tempo.

5. Consertar carro arranhado

Já aconteceu de alguém bater a porta no seu carro ou até dar aquela encostadinha e manchar a pintura, ficando aqueles riscos de outra cor? Pois ele tira!

Basta lavar e secar bem o local e aplicar o óleo com um algodão, de leve, com movimentos circulares, lavando bem em seguida. Ele é um solvente, então não passe por muito tempo ou a tintura do seu carro será prejudicada. Lave muito bem e seque quando terminar.

Gostou das aplicações e quer fazer o óleo em casa? É super fácil. Veja o passo a passo em vídeo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
como um golpista de brasília engana o brasil há anos
Como um golpista de Brasília engana o Brasil há anos
sal de frutas caseiro
Como fazer sal de frutas caseiro