Menu

O que é e para que serve o óleo de babaçu?

Conheça mais sobre esse poderoso óleo típico do nordeste brasileiro.

Crédito: Wikimedia

Publicidade

O óleo de babaçu é extraído das castanhas que ficam no interior no fruto babaçu. Essa planta é típica das regiões norte e nordeste do Brasil, onde cresce com abundância. O óleo é muito utilizado na produção de cosméticos, produtos de limpeza e alimento, sendo uma importante fonte de renda para economia local. Veja quais são os seus benefícios.

Benefícios do óleo de babaçu para a pele

O óleo de babaçu tem um grande poder de cura e regeneração da pele, pois é anti-inflamatório, o que faz dele um bom aliado no tratamento da acne. Por ser uma rica fonte de vitamina E, além de ter ação antimicrobiana, ele contribui com a regeneração das células.

Isso quer dizer que é muito bom para a cicatrização de lábios rachados, cortes leves, queimaduras de primeiro grau e pele ressecada, como a que fica nos calcanhares.

Esses mesmos efeitos também ajudam a reduzir a inflamação, a vermelhidão e o desconforto causados pela acne, picadas de insetos, eczema, psoríase e rosácea. Claro, junto do tratamento médico adequado e com a permissão do médico.

Publicidade

Benefícios para o cabelo

Logo, por ser tão benéfico para a pele, o óleo também traz benefícios para o couro cabeludo. Ele ajuda a nutrir e a relaxar, pois ativa a circulação sanguínea dessa área. É bom para tratar da caspa e de irritações no couro cabeludo, inclusive quando afetado pela psoríase.

O óleo também nutre os fios de cabelo, promovendo suavidade, maciez, flexibilidade e fortalecimento. Protege contra a umidade, pois cria uma camada protetora, evitando os efeitos do frizz.

Outros benefícios

Crédito: Pixnio

Além de ser ótimo para a pele e os cabelos, o óleo do babaçu tem muitos outros efeitos importantes para a saúde. Um dos principais está relacionado com a rica composição de ácido láurico.

Esse ácido ajuda a equilibrar a microbiota intestinal, o que é essencial para fortalecer o sistema imunológico e prevenir todas as doenças relacionadas ao sistema gastrointestinal.

Publicidade

Justamente pelo fato de fortalecer o sistema imune, o óleo vai contribuir com o combate a fungos, infecções, inflamações, equilíbrio da tireoide e prevenção do envelhecimento precoce das células.

Óleo de babaçu emagrece?

Não há comprovação de uma ação específica do óleo de babaçu para o emagrecimento. O que ele faz ao ser ingerido na quantidade adequada é melhorar a saúde, fortalecendo o sistema imunológico e equilibrando o metabolismo. Dessa forma, acaba facilitando o emagrecimento quanto já está fazendo uma dieta saudável e praticando atividade física.

Como usar o óleo?

O óleo das castanhas de babaçu está presente em diversos produtos dermatológicos, já que é tão bom para a pele e os cabelos. Mas ele também pode ser usado como óleo de cozinha no preparo dos alimentos para fornecer seus demais benefícios.

Publicidade

Pode-se comprar o óleo puro e adicionar nos cremes de cabelo, cremes de corpo e nos alimentos. Para os cabelos pode-se fazer a aplicação até 3 vezes na semana, misturando a quantidade de uma tampinha de óleo para 100 gramas de creme.

Para a pele, vai depender do problema a ser tratado. Mas deve-se deixar o óleo em contato com a região afetada por 30 minutos para que tenha efeito. Nesse caso o ideal é usar o óleo à noite para que não tenha contato com o sol.

Diferença entre óleo de babaçu e óleo de coco

Óleo do babaçu e o óleo de coco são dois tipos de óleos naturais bons para a saúde e que podem ser usados para preparar alimentos, aplicar na pele e nos cabelos. Mas não são iguais, pois o óleo de coco contém um pouco mais de ácido láurico do que o de babaçu, saindo na frente quanto aos benefícios obtidos por meio desse ácido.

Publicidade

Mas pode usar os dois para as mesmas finalidades, pois basicamente oferecem propriedades parecidas. Claro que não exatamente iguais, pois se tratam de dois frutos diferentes. Porém pode usá-los para as mesmas finalidades.

Leave a Reply

Sair da versão mobile