em

Crianças obcecadas por dinossauros têm melhor desenvolvimento cognitivo

De acordo com especialista, se seu pequeno é fanático por dinossauros, você deve mantê-lo inspirado sobre o assunto.

É muito comum ver crianças com um interesse profundo em algum tema específico, normalmente motivado por seus brinquedos favoritos. Na lista dos mais interessantes para a maioria dos pequenos, especialmente meninos, estão os dinossauros.

Quando os garotinhos se apaixonam pelo universo desses curiosos animais, acabam por decorar os nomes de todas as espécies, além de informações precisas sobre seus hábitos e curiosidades que nem passam pela cabeça dos pais.

Essas obsessões são classificadas pelo especialistas como “interesses intensos” que acontecem predominantemente entre os dois e os seis anos de idade, podendo se manter durante toda a infância.

As vantagens da obsessão pelos dinossauros na infância

De acordo com a psiquiatra e terapeuta ocupacional pediátrica, Kelli Chan, que trabalha na Universidade norte-americana Johns Hopkins, esse tipo de interesse incentiva um melhor desenvolvimento cognitivo da criança, além de estimular a autoconfiança.

Essa conclusão é baseada em um estudo concluído em 2008 que apontou que interesses intensos, particularmente em um assunto que fornece tanto conhecimento conceitual como os dinossauros, ajudam as crianças a desenvolver a persistência, a memória e o processamento de informações.

Todo esse estímulo mantém os pequenos arqueólogos envolvidos com a absorção de novos conhecimentos, o que treina o cérebro a aprender melhor e os torna adolescentes e adultos mais inteligentes.

Essa fase entre os dois e os seis anos deve ser bem aproveitada para o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois é a idade em que o cérebro cresce mais rapidamente. Por isso, invista em jogos e brincadeiras que trabalhem a criatividade e desafie a mente dos pequenos.

Que tal surpreender o seu pequeno com uma decoração de dinossauros na próxima festa? Aprenda como fazer no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Vendedores presenteiam menino que não tinha dinheiro para comprar tênis
dor na lombar
Estudo mostra que dor lombar é muitas vezes ignorada pelos médicos