objetos que tem prazo de validade
Crédito: Freepik
em

17 Objetos que têm prazo de validade e você talvez não saiba

É importante estar atento aos prazos, pois os produtos deixam de funcionar corretamente mesmo parecendo bons

A maior parte dos alimentos, pelo menos os vendidos no supermercado, sempre vêm com a data de validade da embalagem, é obrigatório. Mas existem vários itens de casa que não se sabe até quando vão durar, pois não têm a validade na etiqueta. Porém, não quer dizer que vão durar para sempre. Conheça quais são os objetos que têm prazo de validade e saiba quando é o momento de trocá-los.

Veja também: como aproveitar os alimentos fora do prazo de validade

Objetos que têm prazo de validade na cozinha

A parte da cozinha precisa de um cuidado extra, pois está lidando com alimentos e com a saúde da família. Não pode usar uma colher de pau por longos anos, por exemplo.

1. Especiarias

As especiarias perdem o aroma e suas propriedades com o tempo. Por isso, renove seu estoque, porque certamente tem muita coisa na despensa que já passou do prazo de 1 até 3 anos, no máximo, se estiver muito bem preservado.

2. Farinha

É aconselhável ter a farinha em casa não mais do que 6 meses. Se for de qualidade pode armazenar por mais tempo, mas, na dúvida, guarde por apenas meio ano.

3. Potes plásticos

Se tiver o hábito de fazer uma boa limpeza nos potes plásticos todas as vezes em que usá-los, eles vão durar mais tempo. Porém, mesmo assim, a cada ano é bom dar uma geral nas vasilhas e descartar para a reciclagem aqueles que não têm mais jeito de remover as manchas.

4. Colher de pau

As colheres de madeira são absorventes, ou seja, com o passar do tempo, vão absorvendo para o seu interior tudo que é úmido. Sendo assim, dependendo da frequência de uso, procure comprar uma nova pelo menos uma vez ano ou menos.

Objetos do quarto

objetos que tem prazo de validade no quarto
Crédito: Freepik

No quarto, não há muito com o que se preocupar. Mesmo assim, é importante renovar alguns itens de tempos em tempos para ter mais conforto.

5. Almofadas e travesseiros

O travesseiro perde a forma, provocando dores de garganta, pescoço ou coluna e, pior ainda, acumula ácaros e poeira. Não precisa pensar muito. Depois de 2 anos, troque por um novo. O mesmo vale para as almofadas, só elas podem durar mais tempo, já que não usa todos os dias para apoiar a cabeça.

6. Colchão

Todo colchão tem prazo de validade e provavelmente essa informação vai estar no manual de uso do produto. O colchão é tão importante quanto o travesseiro no quesito saúde. Então, além de lavar seu colchão com certa frequência para remover a poeira e os ácaros, também deve trocá-lo por um novo depois de 1 ano de uso.

7. Escova de cabelo

Limpe as escovas de cabelo toda semana e compre uma nova após 1 ano. No caso de cerdas naturais, é mais prudente comprar uma nova depois de 7 a 10 meses.

8. Perfume e Eau de toilette

Perfumes e Eau de toilette perdem as suas características com o passar do tempo. É melhor descartar produtos que nem lembra qual foi a última vez que usou. Mas, de modo geral, devem ser substituídos por novos dentro de 1 a 3 anos.

9. Sutiã

Dependendo do tipo de sutiã, alguns podem durar mais ou menos. Mas se não está confortável e não está segurando os seios com a firmeza que deveria, está na hora de trocar. Para ficarem assim, essas peças costumam durar 1 ou 2 anos.

10. Sapatos de corrida

Correndo ou não correndo, após um ano os tênis deixam de ter amortecimento, e você e suas articulações vão sofrer. Então, para os tênis de corrida, troque-os dentro desse prazo, mesmo que a aparência esteja nova.

Objetos do banheiro

O banheiro, assim como a cozinha, também merece atenção especial. Como esse ambiente é úmido, os itens que ali ficam acabam por ser infestados com fungos e bactérias.

11. Esponja

A bucha ou esponja que todos usam para lavar o corpo durante o banho também é um dos objetos que têm prazo de validade. De modo geral, pode trocá-la a cada 2 anos, mas dependendo de quantas pessoas usam, troque em menos tempo. Também é importante deixá-la sempre num local ventilado para evitar o mofo.

12. Toalhas

Mesmo se lavar as toalhas toda semana, deixando-as bem secas, limpas e fofinhas, elas gastam. Vai chegar um momento em que não vão estar mais tão absorventes e fofinhas. Esse tempo é, em média, de 2 a 3 anos, quando chega a hora de trocar.

13. Escova de dentes

Depois de 3 meses de uso é bom trocar as escovas de dentes. Tanto por causa das cerdas que vão ficando muito abertas, reduzindo a limpeza eficiente, quanto porque as escovas acumulam muitas bactérias que, depois de um tempo, só jogando fora para se livrar.

Objetos do bebê que têm prazo de validade

objetos que tem prazo de validade do bebe
Crédito: Freepik

Por ser muito sensível, o bebê necessita de cuidados redobrados. Então, tome cuidado com as coisinhas dele para evitar problemas de saúde.

14. Chupeta

Chupeta de látex com rachadura é um dos lugares preferidos dos germes. É melhor não arriscar, então, sempre que perceber a chupeta rachada, compre outra. De modo geral, troque a cada 6 meses e, dentro desse tempo, ferva-as toda semana.

15. Cadeirinha de carro

É normal pedir cadeirinhas de carro emprestadas ou comprar usadas, mas a forma do assento vai-se perdendo e poderá colocar em risco a segurança de seu filho. Se puder, opte por um artigo novo que poderá ser usado por mais anos.

Objetos no geral

No uso geral da casa também há objetos que deixam na dúvida sobre quando é a hora certa de trocar.

16. Desinfetantes

Não quer dizer que os desinfetantes estraguem ou possam estragar algo. Simplesmente deixam de ter o poder desinfetante. Então, troque-os a cada 3 meses, caso não use com frequência ou comece a comprar frascos menores.

17. Extintores de incêndio

Um extintor pode durar 15 anos, mas é preciso fazer a manutenção regular, como recarregar anualmente e comunicar algum dano que você identifique como rachaduras na mangueira. No próprio extintor deve ter um selo do Inmetro com partes destacáveis para controlar as recargas que devem ser feitas todos os anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como lavar toalhas de banho

Como lavar toalhas de banho para ficarem cheirosas e macias

pintar a sobrancelha

Como pintar a sobrancelha com diferentes técnicas