De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é relativamente comum que crianças pequenas acabem colocando algum objeto estranho na boca, causando acidentes. Ele pode ficar preso e causar engasgamento ou sufocamento. Isso é predominante “entre 1 e 3 anos de idade, com mais de 50% das aspirações ocorrendo em crianças menores de 4 anos e mais de 94% antes dos sete anos”.
Isso porque a criança pequena ainda não tem controle sobre a mastigação ou deglutição, correndo maior risco de ter problemas. Além disso, é uma fase de descobertas, quando o paladar ainda faz grande parte do processo de exploração. Assim, os pequenos acabam levando moedas, pilhas, pecinhas pequenas de brinquedo e similares à boca. Veja como lidar em caso de emergência.
Como agir
A SBP indica que os pais tentem liberar a criança do objeto estranho, mas se não for possível, que a levem direto para o hospital. Não se deve dar nada para beber, dar tapinhas nas costas ou induzir o vômito, podendo assim agravar o caso, ao invés de ajudar.
Vá ao médico
Faça a manobra de Heimlich
Essa técnica pode salvar a vida da criança, em caso de obstrução total. Isso porque pode ser que o socorro não chegue a tempo para salvar. Veja então como proceder, passo a passo, para realizar a importante manobra de Heimlich.
Se coloque atrás da criança, de lado, para que possa apoiá-la melhor, em caso de desmaio. Estique seu braço direito (ou esquerdo se for canhoto) ao lado do corpo e feche a mão, colocando o polegar lateralmente. Se você for muito maior do que a criança, fique de joelhos atrás dela.
Com a mão já fechada, coloque-a sobre o umbigo e gire em direção ao tórax, para posicionar corretamente. Estique a outra mão e coloque com a palma aberta, sobre a primeira, para ajudar a fazer força durante a manobra.
2. Manobra
A ideia é que se pressione a parte superior do abdome para que o objeto possa ser expelido pela boca. Para isso, faça uma pressão com as duas mãos na região indicada, diversas vezes, até que seja desobstruído.
3. Desmaio
Em caso de desmaio, ligue imediatamente para a emergência e peça ajuda dos médicos ou técnicos. Isso garante um socorro mais rápido e maiores chances de sobrevivência. Siga exatamente o que recomendam.
Há chances de te pedirem para averiguar se a criança ainda tem pulso e respiração. Em caso negativo, podem solicitar que você fique fazendo massagem cardíaca até que a unidade de atendimento chegue.
Mantenha a calma e siga as orientações dadas. O mesmo processo pode ser feito em adultos, como você pode ver nesse vídeo explicativo.

