em

Menino de 7 anos salva primo engasgado

Uma espinha de peixe ficou presa na garganta da criança
Menino de 7 anos salva primo engasgado
Crédito: Rafaela Leal / G1 PI

Uma criança de apenas 7 anos de idade é o motivo de orgulho da família e gratidão por parte dos tios, pois ele salvou seu priminho de apenas 3 anos, que tinha se engasgado com uma espinha de peixe. Além da calma surpreendente, ele conseguiu esse feito pois participou do Projeto Samuzinho.

Entenda o que aconteceu

Menino de 7 anos salva primo engasgado samuzinho
Crédito: Rafaela Leal / G1 PI

Em Teresina, no Piauí, o pequeno Walter Neto, de apenas 7 anos, salvou seu primo que estava sufocado com uma espinha de peixe. Ele é aluno do Projeto Samuzinho, que ensina também algumas técnicas de primeiros socorros, além da postura necessária para ser um socorrista qualificado e ajudar as pessoas.

Seu primo, Davi Lírio, com apenas 3 aninhos, estava engasgado com uma espinha de peixe e os adultos procuraram formas de ajudar. Nenhuma das técnicas tentadas funcionou, fazendo com que todos ficassem mais sensibilizados. Porém, Walter manteve a calma e pediu, tranquilamente, que tentasse fazer algo que ele aprendeu no curso.

Foi assim que ele se colocou de joelhos e abraçou seu primo, colocado à sua frente, fazendo pressão sobre a barriga, com a mão fechada no estômago, sempre com movimentos para cima. Na terceira tentativa, o pequeno conseguiu cuspir a espinha de peixe e voltar a respirar. Também sua família respirou aliviada.

Além de fazer o procedimento de forma exemplar, a sua calma diante da situação surpreendeu a todos, sempre com a voz tranquila, movimentos coordenados e acalmando os que estavam em volta.

Veja também: ex-cortador de cana se forma em medicina

O Projeto Samuzinho

Menino de 7 anos salva primo engasgado história
Crédito: Rafaela Leal / G1 PI

O Projeto Samuzinho visa orientar crianças nas idades entre 7 e 12 anos, de escolas públicas e privadas, quanto a utilização dos serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e técnicas de primeiros socorros. É um processo educativo, não somente voltado ao conhecimento do serviço público prestado, mas também de como ajudar em uma emergência.

De acordo com o Ministério da Saúde, “o objetivo é conscientizar as crianças da importância do SAMU e com isso reduzir o número de trotes passados ao telefone 192. As equipes do Samuzinho utilizam vídeos, desenhos e teatro para mostrar para as crianças como é o trabalho do SAMU”. São feitas oficinas através de três etapas principais:

  1. Apresentação de uma dramatização, mostrando a importância e o trabalho da SAMU;
  2. Visita a uma ambulância, orientada pelos socorristas, explicando cada item, como e quando são utilizados;
  3. Treinamento em primeiros socorros básicos e como agir em casos mais graves, que requeiram a presença da SAMU.

O grande objetivo, além de preparar as crianças para auxiliarem os parentes e vizinhos, em caso de emergência, sendo intermediários dos socorristas, é reduzir a quantidade de trotes enviados às unidades em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, metade das ligações recebidas caracteriza-se como trote.

Para a instituição, “cada vez que uma equipe do SAMU é mobilizada para atender uma chamada falsa, além de atrapalhar o atendimento de alguém que realmente precisa, são gastos tempo e dinheiro sem necessidade”. Lembrando que é um crime, podendo pegar entre um e três anos de prisão, além do pagamento de multa.

Dessa forma, ajuda a evitar o desvio de ambulâncias que poderiam salvar vidas e já são tão escassas. Ainda por cima, tira a ideia errônea de que, em uma ambulância, se encontra dor e sofrimento, mostrando que, na realidade, traz conforto, alívio e vida. Mais importante, ajuda a descobrir novos talentos no ramo, como o pequeno Walter.

Como fazer a Manobra de Heimlich

O Ministério da Saúde ensina como fazer a Manobra de Heimlich corretamente, a fim de resolver casos de engasgo, quando a pessoa não consegue respirar. Veja como fazer, passo a passo:

  • Fique atrás da vítima e fique numa altura confortável. Se for uma criança, fique de joelhos, de forma que o seu tórax fique alinhado com o tórax do paciente;
  • Enlace os braços em torno do abdome, como se fosse dar um abraço;
  • Com a mão fechada, posicione o punho sobre a boca do estômago, usando a outra mão, para ajudar a levantar a que está fechada e pressionando;
  • Faça um movimento de baixo para cima, como se quisesse tirar a vítima do chão, ao mesmo tempo que pressiona a boca do estômago;
  • Repita o movimento até que o objeto seja eliminado.

Veja como fazer a manobra, passo a passo, com a explicação da equipe do SAMU, em vídeo.

É bom confiar em pessoas muito seguras de si
É bom confiar em pessoas muito seguras de si?
doce de laranja
10 Receitas de doce de laranja para dar água na boca