o que é sinovite
Crédito: Freepik

O que é sinovite? Causas, sintomas e tratamentos

Depois de uma pancada na articulação, a dor persistiu, com inchaço e dificuldade de movimentar? Procure um ortopedista

Publicidade

Se você não tivesse as articulações do seu corpo, não conseguiria se mover, pois não haveria como dobrar e virar os membros. Mas você só se lembra delas quando apresentam algum problema e dificultam sua mobilidade, como ocorre no caso de sinovite. Então, o que é sinovite, quais os sintomas e tratamentos? Saiba de tudo isso a seguir.

O que é sinovite?

A sinovite é uma inflamação na membrana sinovial. Essa membrana reveste a parte de dentro de algumas articulações pelo corpo. Pode ocorrer no joelho, punho, mão, quadril, ombro, tornozelo ou no pé.

A sinovite mais comum é no joelho, conhecida popularmente como “água no joelho”, pois a inflamação pode fazer a membrana produzir mais líquido sinovial, deixando esse líquido acumulado dentro da articulação.

Causas da sinovite

O que causa a inflamação da membrana sinovial é algum trauma, que pode ocorrer devido a um acidente, após uma cirurgia ou uma queda. Também pode ser consequência de doenças como gota e reumatismo, que afetam as articulações.

Publicidade

Para quem já está com sinovite, o esforço repetitivo pode agravar os sintomas. Esse esforço é feito por pessoas que trabalham em fábricas de montagem, tocando instrumentos, digitando e outras atividades de movimentos repetitivos ou intensos que forçam as articulações.

Tipos

Nem sempre um trauma é a causa da sinovite, embora seja a mais comum. Existem outras classificações:

Sinovite infecciosa

Ocorre pela presença de fungos ou bactérias dentro da articulação.

Sinovite reumatoide

Ocorre em pessoas com artrite reumatoide ou outras doenças semelhantes.

Publicidade

Sinovite congênita

Ocorre quando um tecido chamado “plica” forma uma dobra dentro do joelho ou do útero.

Sintomas

  • Aumento da temperatura na articulação;
  • Vermelhidão devido ao aumento da temperatura;
  • Pequeno inchaço local;
  • Dificuldade em movimentar a articulação e o membro afetado;
  • Dor ao movimentar a articulação e o membro afetado.

Diagnóstico e tratamento

Ao avaliar os sintomas do paciente, o médico ortopedista poderá chegar ao diagnóstico de sinovite. Mas, ainda vai pedir outros exames para comprovar a gravidade e determinar o melhor tratamento. Esses exames podem ser de punção do líquido acumulado na articulação, raio-x e ultrassom.

Os remédios anti-inflamatórios ajudam a aliviar os sintomas. Durante duas semanas é importante manter o local afetado em repouso para auxiliar na recuperação, pois quanto mais forçar, pior.

Publicidade

Se for constatado que há acúmulo de líquido dentro da articulação, pode ser feita uma punção para remoção desse líquido, o que ajuda a recuperar mais rapidamente.

Se os sintomas não desaparecerem em 15 dias, pode ser necessário fazer fisioterapia. Aliás, mesmo antes de completarem os 15 dias, o médico pode recomendar algumas sessões de fisioterapia para acelerar a cura.

Em casos graves, nos quais o tratamento com medicamento, punção e fisioterapia não traz o resultado esperado, pode-se recorrer a artroscopia, uma cirurgia de remoção de parte do tecido sinovial.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM