em

O que é realmente importante limpar, segundo especialistas

Você pode se surpreender com algumas coisas que não fazia questão de limpar, mas deveria

o que é importante limpar
Crédito: Freepik

Conte quantas vezes você ouviu de sua mãe – e repetiu – regras como lavar as mãos ao chegar em casa, sair do banheiro, antes de comer… O mesmo para limpar os pés ou não sentar no chão, para evitar ficar doente. Essas são sabedorias populares, que, de acordo com especialistas do Reino Unido, podem não ser todas assim tão corretas.

Quando você está com pressa e vai limpar só o essencial, no que você foca? Talvez sejam esses os pontos realmente importantes. Porém, tem coisas no dia a dia que fazem toda a diferença na limpeza e higiene. Por mais que pareçam simples, podem garantir mais saúde no dia a dia. Além disso, são fáceis de seguir e ensinar. Conheça quais são!

Veja também: como limpar azulejo de banheiro

Verdadeiros cuidados de higiene

importante limpar de verdade
Crédito: Freepik

De acordo com a Royal Society for Public Health (RSPH), é mais importante manter a higiene em alguns aspectos do que fazer faxina na casa. Para os pesquisadores, limpeza e higiene são coisas diferentes. Limpar o pó de um móvel não te afasta de bactérias nocivas, como simplesmente lavar as mãos. Porém, de acordo com o estudo, 25% dos entrevistados não via importância em lavar as mãos, mesmo ao sair do banheiro.

Isso mostra um quadro interessante, quando as pessoas estão muito preocupadas em manter a parte estética da casa em dia, deixando pontos importantes de lado. Outro dado interessante foi que 23% dos entrevistados acredita que as crianças têm que ser expostas a germes. Ao brincar com um pet ou na terra, vai ter contato com boas bactérias, mas também com as ruins. Deve então manter a higiene logo após o processo.

Então, quando é realmente importante manter a limpeza em dia? Veja os mais importantes, indicados pelo estudo.

1. Preparo e manuseio de alimentos

Ao cortar os alimentos para preparar as refeições, é importante limpar sempre, principalmente depois das carnes. O ideal é higienizar com produtos que desinfetem, secando em seguida com papel toalha e não com panos. Também para manusear os alimentos, seja no preparo ou no consumo, é importante usar luvas ou guardanapos.

2. Depois de ir ao banheiro

Um tanto óbvio, mas nem sempre seguida, é a regra de lavar muito bem as mãos após utilizar o banheiro. Dessa forma, evita a propagação de bactérias extremamente nocivas, que podem levar a doenças que requerem o uso de antibióticos. Para deixar as mãos limpas, não é necessário utilizar sabonetes bactericidas, porém o uso de sabonete líquido pode ser interessante.

3. Tossir, espirrar ou assoar o nariz

Outra regra clara, porém pouco seguida, é a de lavar muito bem as mãos ao tossir, espirrar ou assoar o nariz. Cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável durante a tosse ou espirro, também evita a propagação da doença. É fundamental também lavar muito bem as mãos ao cuidar de alguém infectado.

4. Brincar com os pets

Todo mundo ama seus cachorros, gatos, passarinhos e demais pets fofinhos. Mas será que é uma boa ideia fazer carinho neles e depois comer? Os pesquisadores mostram que é fundamental lavar as mãos depois de brincar com os animais de estimação. Isso é importante para evitar a contaminação, mesmo que eles sejam limpinhos e cheirosos.

5. Limpeza da cozinha

A higienização da cozinha é talvez mais importante do que do banheiro. Isso porque as chances de contaminação dos alimentos é altíssima, podendo disseminar rapidamente doenças. Além disso, deve-se ter atenção na limpeza de panos sujos, usando produtos que eliminem bactérias. Ao trocar o saco do lixo ou até mesmo mexer na tampa, deve lavar as mãos imediatamente.

Então, aquela camadinha de poeira no seu móvel ou no chão, não é tão perigosa quanto dar carinho no pet e ficar sem lavar as mãos. Interessante, concorda? Por isso é sempre bom lavar as mãos, se cuidar durante gripes e resfriados e manter a higiene na hora da alimentação. Isso vai garantir mais saúde no seu dia a dia.

Sem querer, menina de 2 anos compra sofá de mais de R$ 1.600 pelo celular da mãe

Sem querer, menina de 2 anos compra sofá de mais de R$ 1.600 pelo celular da mãe

canela nas plantas

Canela nas plantas: conheça os benefícios e como usar