Nutella possui mais açúcar e óleo do que chocolate e avelã, afirma instituição

Instituição afirma que Nutella contém mais açúcar e óleo do que chocolate e avelã

Publicidade

Em 1964, passado cerca de cinquenta anos da criação pelo italiano Michele Ferrero, pode-se afirmar que a Nutella dominou sabores por todo o mundo. Surgiram duras críticas relativamente a este triunfo do creme de chocolate. A mais recente diz respeito às quantidades de açúcar e óleo de palma contidas no alimento e foi denunciada por um meio de informação e consumo alemão. Perceba melhor em seguida.

Afinal, como é confeccionada a Nutella?

Há pouco tempo, Segolene Royal, a ministra do meio ambiente da França, fez um pedido de desculpas público após afirmar que a Nutella seria prejudicial ao meio ambiente. A observação que originou a repercussão apelava a que as pessoas deixassem de comer o creme de chocolate devido a sua produção envolver grandes quantidades de óleo de palma, cujos produtores são incriminados de desmatamento.

O produto é composto unicamente com óleo de palma de palmeiras atestadas como 100% sustentáveis, desde final de 2013, assegura a Ferrero empresa produtora do doce.

No parecer do Verbraucherzentrale Hamburg, o Centro do Consumidor de Hamburgo, na Alemanha, o óleo de palma encontra-se em muitos outros alimentos industrializados, que também carecem de atenção no consumo. A organização alertou também para os outros ingredientes do creme de avelã e cacau em uma montagem gráfica:

Publicidade

Conforme a etiqueta do alimento, o açúcar, de fato, é o ingrediente mais presente, ainda que a sua quantidade exata não seja revelada. De seguida vem o óleo de palma, o cacau em pó parcialmente desengordurado e as avelãs.

A versão da Ferrero

A reportagem contatou diretamente a empresa Ferrero do Brasil. Em esclarecimento à redação, o Grupo Ferrero reafirmou que adquire certificado que assegura que os seus artigos são criados exclusivamente com óleo de palma 100% certificado sustentável e segregado e ainda que a marca recolheu depoimentos do Greenpeace e da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO – Mesa Redonda do Óleo de Palma Sustentável, em tradução livre) benéficas à Nutella em relativamente ao posicionamento e das ações tomadas pela marca favoravelmente a causas ambientais.

PODE GOSTAR TAMBÉM