em ,

Nutella: uma delícia perigosa

Um médico fala sobre os componentes nocivos deste alimento super popular e dá uma receita para fazer um creme caseiro mais saudável.

A Nutella é um creme que mistura, basicamente, açúcar, avelã, cacau e óleo de palma. Estes ingredientes fazem um doce muito cremoso e que pouca gente resiste.

Absolutamente popular na Europa desde a década de 70 e depois nos Estados Unidos, já faz um tempo que o famoso creme está ganhando muitos fãs também no Brasil. A Nutella é usada para passar em pães, rechear bolos e deixar praticamente qualquer tipo de doce mais cremoso e açucarado.

Bem, todo mundo sabe que o excesso de açúcar faz muito mal à saúde, e o grande problema dos comerciais da Nutella, de acordo com o médico norte-americano Dr. Joseph Mercola, é o incentivo massivo ao consumo do creme logo no café da manhã.

A empresa responsável pela fabricação da Nutella não é totalmente sincera ao divulgar os componentes e quantidades do produto, que além de conter mais da metade da embalagem de açúcar, também contém uma grande concentração de óleo de palma refinado.

O óleo de palma pode ser um ingrediente muito bom para a saúde quando consumido direto da fonte, sem passar pelo refinamento. Mas a indústria necessita fazer esse processo para remover a cor vermelha e o sabor forte que não agradaria ao público da Nutella.

Mesmo assim, a empresa se defende como pode, dizendo que o óleo de palma utilizado é passado pelo menor processo de refinamento possível e que não utiliza a quantidade de tóxicos já encontradas através de pesquisas.

Esses tóxicos são necessários para manter a produção e extração do óleo de palma sempre em alta, mas ao mesmo tempo, são cancerígenos e nocivos ao organismo. Porém, se optar por usar algum outro tipo de óleo menos nocivo, a indústria deixaria de economizar muitos milhões de dólares na produção da Nutella.

Entre defensores e críticos, o fato é que a Nutella é realmente um creme com excesso de açúcares e nada saudável para um café da manhã equilibrado. Mas também é deliciosa e sabemos que não irá sair do gosto popular tão cedo, do contrário não estaria fazendo sucesso há mais de 50 anos.

Mas a boa notícia é que existe uma solução para você continuar comendo seu delicioso creme de avelãs, com menos preocupação. Uma receita caseira especial. Anote e experimente:

Receita de creme de chocolate caseiro mais saudável

Essa receita leva ingredientes saudáveis e pode ser consumida com mais tranquilidade. Mesmo assim, não exagere. Tudo que é demais, faz mal. Uma porção ao dia é o suficiente para satisfazer a vontade e poder comer sempre.

Ingredientes:

  • Óleo de coco: ¼ de xícara;
  • Cacau em pó puro: 1/3 de xícara;
  • Sementes de cânhamo: ¼ de xícara;
  • Mel: 2 colheres de sopa;
  • Sal marinho: uma pitada.

Modo de preparo:

Para fazer o seu creme é muito simples. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea e lisa.

É muito provável que você não encontre as sementes de cânhamo para vender no Brasil, porque são proibidas devido à sua assimilação à planta Cannabis, de onde é extraída a maconha.

Mesmo não oferecendo qualquer tipo de efeito psicoativo e fazendo muito bem à saúde, o Brasil ainda não libera o uso das sementes. Uma sugestão é substituir as sementes de cânhamo por macadâmia.

Em todo caso, deixamos aqui uma segunda opção de receita de creme de avelã saudável para você fazer. Confira no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Bebida alcoólica com energético: uma armadilha para o organismo

Os aromas que representam cada signo