O veneno que vem do ar-condicionado do carro!

Publicidade

É muito bom ter um carro com ar-condicionado e usufruir da temperatura climatizada que proporciona: fresco no verão e quentinho no inverno. Mas, o que muitos não sabem é que o ar-condicionado pode ser uma armadilha para a saúde, provocando problemas sérios, como doenças respiratórias e cancro.

Um hábito a alterar de imediato é ligar o ar-condicionado assim que entra no carro. Isso é o maior erro que pode cometer. Não faça isso se tem amor à vida. Antes de ligar o ar-condicionado, deve abrir as janelas do carro e só depois de alguns minutos a rodar deve ligar o ar.

Mas, porquê?

A resposta é simples. De acordo com estudos recentes, os objectos que existem dentro do carro, desde o ar condicionado aos estofos, produzem benzeno uma toxina perigosa que pode provocar cancro.

O benzeno também provoca anemia e reduz os glóbulos brancos do organismo, podendo até provocar leucemias e abortos em mulheres grávidas.

Publicidade

O que se passa é que o nível tolerável de benzeno em locais fechados é de 50 mg e um carro fechado estacionado pode conter entre 400 e 800 mg, ou seja, oito vezes mais do que o aceitável.

Mais ainda, se o carro estiver estacionado ao sol, o nível de benzeno sobe ainda mais, podendo chegar aos 4000 mg, o que é 40 vezes mais do que o permitido. Isto significa que quem estiver dentro do carro vai inalar doses perigosíssimas destas substância tóxica.

Para piorar ainda mais o panorama, é extremamente difícil ao corpo humano expulsar o benzeno. O nosso conselho é: abra as janelas e as portas do carro e espere algum tempo para arejar o interior antes de entrar no veículo.

PODE GOSTAR TAMBÉM