em

Novo tratamento para psoríase é desenvolvido por brasileiros

Já existem tratamentos para lidar com os sintomas, mas uma nova opção está sendo estudada

novo tratamento psoríases
Crédito: Freepik

Existem tratamentos para lidar com os sintomas, mas um novo tratamento para psoríase foi desenvolvido agora por pesquisadores brasileiros.

Psoríase é uma doença de pele crônica autoimune que afeta em torno de 1,5% da população brasileira. Existem oito tipos da doença, mas de modo geral ela se caracteriza por manchas vermelhas cobertas por escamas esbranquiçadas, que geralmente coçam e causam incômodo. As manchas podem ser pequenas e discretas, ou severas cobrindo uma grande superfície da pele. A doença não é contagiosa e atinge homens e mulheres em qualquer idade, mas por ela ser autoimune não existe cura.

Entenda a pesquisa

Os sintomas da psoríase não são constantes, eles aparecem e desaparecem periodicamente, e pode ser agravado pelo estresse. Quando estão visíveis, os pacientes usam medicamentos com corticoides, mas o seu uso excessivo e prolongado traz problemas aos usuários.

Ela não tem hora para aparecer, podendo ser muito constante em algumas pessoas, e causar muito incômodo, coceira e até vergonha por causa das manchas. Por isso os que sofrem da doença acabam utilizando em excesso os corticoides, que têm como efeitos colaterais afinamento e alteração da cor da pele, vermelhidão, ganho de peso, perda de massa nos braços e até a supressão da função das glândulas suprarrenais.

novo tratamento psoríases conheça
Crédito: Wikimedia Commons

A esperança é o novo tratamento para a psoríase desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Eles criaram uma solução que impede a inflamação da psoríase. a solução de aplicação tópica (loção, creme ou gel) possui moléculas que são capazes de parar o processo da inflamação.

O novo medicamento, que já foi patenteado pelo grupo de pesquisadores da USP, contém compostos de doadores de sulfeto de hidrogênio (H2S) e são usados nanocarreadores, capazes de penetrar nas camadas da pele onde a psoríase se desenvolve. Nos testes pré-clínicos realizados com o novo medicamento, os pesquisadores descobriram que a solução de aplicação tópica foi capaz de agir favoravelmente no tratamento da inflamação, impedindo a produção de citocinas que causam a inflamação.

As expectativas para o novo tratamento para a psoríase é que ele possa substituir, ou ao menos diminuir, o uso do corticoide, nos casos que não são tão graves. Principalmente por que o corticoide em excesso pode trazer muitos efeitos colaterais. Para os pesquisadores, o novo tratamento serve como uma alternativa ao tratamento convencional e para que se use o corticoide somente quando realmente necessário, reduzindo as chances dos efeitos adversos.

benefícios da beterraba para saúde e bem-estar

Benefícios da beterraba: um alimento para melhorar sua vida

Homem fica preso em túnel que fez para espionar ex-esposa

Homem fica preso em túnel que fez para espionar ex-esposa