Menu

Novelas antigas da televisão brasileira

Se você já assistia às telenovelas na década de 50, vai se lembrar de algumas destas.

Imagens: Reprodução

Publicidade

Muitos atores que vemos hoje na televisão brasileira, e que já estão com mais de 70 anos, faziam grande sucesso quando as telenovelas eram novidade no Brasil, lá na década de 1950. Atualmente, as novelas antigas deixam saudades porque eram bem diferentes.

Ainda bem que existem acervos com vídeos, áudios e imagens das novelas antigas para que os mais velhos possam relembrar e para que os mais novos possam conhecer como tudo começou.

Nem todo mundo tinha televisor em casa naquela época, mas, muitos saíam para assistir na casa dos vizinhos, às vezes pela janela mesmo. O importante era se encantar com as tramas de telenovelas como Antônio Maria, que fez muito sucesso.

Veja também: Eleitas as melhores novelas em 70 anos

A telenovela “Antônio Maria”, passou em 1968 na extinta TV Tupi, e foi uma das últimas novelas no estilo antigo.

Publicidade

Ainda no mesmo ano, a emissora lançou a novela “Beto Rockfeller”, que trouxe uma linguagem moderna, temas contemporâneos e imagens externas – o que eram novidades para a época.

Veja abaixo um capítulo de “Antônio Maria”, o motorista português de uma família rica em São Paulo, que na verdade era um milionário honesto, mas fugido de Portugal.

Além da famosa Antônio Maria, outras novelas marcaram época, como pode ver nos cartazes abaixo, inclusive com nomes de atores e atrizes que ainda estão na ativa ou que ainda vivem, já aposentados.

O Preço da Vida

2-5499 Ocupado

Sangue e Areia

Ainda Resta uma Esperança

Antônio Maria

Antes das telenovelas existiam as radionovelas que também eram um grande sucesso. As pessoas se reuniam na sala e ficavam ouvindo, imaginando as cenas, assim como fazemos ao ler um livro.

Publicidade

Ouça, abaixo, um exemplo de radionovela na série Quo Vadis, adaptada de uma história que virou filme de sucesso. Era sobre a luta dos cristãos na Roma Antiga contra a perseguição dos imperadores.

Sair da versão mobile