em

8 Benefícios da natação para bebês

É muito saudável para os bebês fazer aula de natação logo cedo. Veja a idade ideal e outras recomendações importantes.
natação para bebês
Designed by Freepik

Ao colocar um bebê na água, ele logo vai começar a bater as perninhas e bracinhos instintivamente. Isso não quer dizer que com algumas aulas ele estará nadando como uma criança mais velha. Mesmo assim, no entanto, a natação para bebês é muito benéfica para a saúde e até para estreitar a relação afetiva com os pais. Conheça os benefícios, qual a melhor idade para começar e os cuidados a ter.

8 Benefícios da natação para bebês

benefícios da natação para bebês
Crédito: Free Images

Apresentar um ambiente novo para o bebê é parte importante do seu desenvolvimento. Se o pequeno estiver em boas condições de saúde e os pais estiverem confortáveis com a ideia, muitos benefícios podem ser obtidos com a prática da natação para bebês. Veja quais são:

1. Promove o relaxamento

Estar com o corpo imerso em água com temperatura confortável é relaxante para pessoas de qualquer idade, inclusive para os bebês. A pressão causada pela água deixa o corpo leve e os músculos relaxam. O resultado pode ser percebido após a aula, quando o bebê tende a ficar mais tranquilo.

2. Fortalece a musculatura

Nos exercícios propostos durante a aula de natação o bebê irá movimentar todos os músculos do corpo, mas com o benefício de não causar impacto. Porém, trabalhar os músculos na água é muito efetivo, justamente pela leveza em praticar os movimentos, que o bebê pode fazer com bastante facilidade.

3. Beneficia o desenvolvimento da coordenação motora

Desenvolver a coordenação motora e a noção de espaço através dos movimentos do corpo é outro benefício da natação para bebês. Os exercícios também ajudam a treinar os movimentos de engatinhar e de andar.

4. Ajuda a estabelecer o equilíbrio e a postura

Ao mesmo tempo em que a natação para bebês contribui com a coordenação motora e a noção de espaço, também trabalha o equilíbrio e a postura do bebê. Isso ajuda a lidar melhor com as posições novas, de sentar, levantar e manter a coluna fortalecida e ereta.

5. Treina para o autoconhecimento físico e psicológico

O bebê vai experimentar novas sensações quando estiver dentro da água e vai se sentir cada vez mais familiarizado com esse ambiente, conforme a prática. Essa é uma boa maneira de ele lidar com sentimentos novos e estar melhor preparado para situações novas à medida que se desenvolve.

6. Melhora o condicionamento respiratório

Nas técnicas de mergulho ou mesmo enquanto estiver sobre a água o bebê vai aprendendo quando é hora de respirar e de prender a respiração. Também vai ser treinado a ficar mais tempo sem respirar, o que é um ótimo exercício para fortalecer o seu sistema respiratório.

7. Contribui para o apetite e o sono de qualidade

Por causa do cansaço e do relaxamento proporcionados durante as aulas de natação para bebês, ao final o pequeno precisará recarregar as energias. Por isso, logo vai ter apetite e vai querer dormir. Esse sono tenderá a ser bem confortável e profundo, o que é ótimo para a saúde do bebê.

8. Aumenta o laço afetivo

As aulas de natação para bebês são feitas com um dos pais ou outro responsável de confiança, sempre juntos dentro da água. Dessa forma, o bebê irá criar um laço afetivo mais forte com a pessoa que estiver protegendo-o e acompanhando suas novas conquistas durante os exercícios.

Quando começar?

quando começar natação para bebês
Crédito: Wikimedia

A idade ideal para colocar o bebê na natação é variável. Cada bebê tem um histórico de saúde e de desenvolvimento diferente. Mas a recomendação dos especialistas é que seja, no mínimo, a partir dos 6 meses de vida e sempre em uma época mais quente do ano.

Mesmo assim, pode ser mais seguro para a saúde do bebê iniciar as aulas entre os 9 meses e 1 ano, quando ele já está com o corpinho mais firme e com mais vacinas tomadas. Então, como não há uma idade específica, o ideal é conversar com o pediatra, que conhece o histórico de saúde e as características do bebê, para que ele faça a recomendação.

Ao iniciar as aulas é importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos às reações do bebê para garantir que ele não esteja desconfortável, que se adapte e que não apareça qualquer tipo de reação alérgica ao ambiente ou á água.

Se depois de algumas aulas o bebê demonstrar que não gosta daquele momento, talvez seja melhor suspender e deixar para tentar novamente depois de um tempo.

Recomendações e cuidados a ter

cuidados a ter na natação para bebês
Crédito: Freepik

Além dos cuidados mencionados anteriormente, há outros a se considerar quando os pais decidem iniciar a natação para bebês. O primeiro deles é escolher uma escola de natação especializada em aulas para bebês, pois existem cuidados especiais a tomar.

Nessa escola observe a qualificação dos professores, as condições de higiene do local, a temperatura da piscina, que deve ser entre 28 e 32 °C e o pH da água, que deve ficar entre 7,2 e 7,8. Também é recomendado que a piscina seja coberta para proteger os bebês do sol, da chuva e do vento.

Como a pele dos bebês é muito sensível, o ideal é buscar por uma escola que utilize tratamento por salinização ou ionização da água, pois assim não há excesso de cloro, que pode provocar problemas de pele e dificuldade respiratória.

Antes de começar as aulas, o bebê deve estar com as vacinas em dia e com um bom estado de saúde. Se o bebê estiver doente, mesmo que seja só um resfriado, evite as aulas. Também é importante que ele faça uma refeição leve, mas não muito perto nem muito longe do horário da aula.

Dentro da piscina é importante voltar a atenção totalmente para o bebê, estando sempre por perto e observando suas reações. Assim que a aula terminar, o bebê deve ser bem seco, e se possível levado para casa para tomar um banho e ser alimentado.

Se você tem dúvida sobre o tipo de atividade que é realizada em uma aula de natação para bebês, confira um exemplo no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

natação para crianças
8 Benefícios da natação para crianças
bolo de nuvem de coco
Receita de bolo de nuvem de coco: veja como preparar essa delícia!