Não dar carinho aos filhos pode ter consequências sérias
Crédito: Freepik

Não dar carinho aos filhos pode ter consequências sérias

Tem pais que simplesmente não conseguem demonstrar amor e isso pode não ser bom para o futuro dos filhos

Publicidade

Existem algumas coisas que são básicas e fundamentais para uma infância saudável. Entre elas, estão a alimentação, educação, brincadeiras e principalmente o carinho dos cuidadores. Mas infelizmente existem crianças que não recebem o afeto necessário para seu desenvolvimento, por causas diversas.

Pais que têm que trabalhar fora o dia inteiro e mal veem a criança, uma gravidez não desejada, falta de estrutura psicológica dos pais ou até mesmo uma infância sem carinho, vivida por seus cuidadores. Seja qual for o motivo, é fundamental quebrar o bloqueio e começar a ver por outra ótica.

Tente entender o que te leva a se afastar da criança e procure contornar isso. A falta de afeto não só deixa a criança e os familiares tristes, mas também traz algumas consequências para o futuro. Veja quais são elas, a curto e longo prazo.

Mau comportamento

Se comportar mal é uma das formas que a criança tem para chamar a atenção dos adultos. Assim, eles irão ao menos olhar e falar com ela, mesmo que em tom de bronca. O mau comportamento também pode ser uma forma de lidar com todos os sentimentos que ela convive, como o medo, a solidão ou a rejeição. Quando maiores, isso pode se transformar em abusos de álcool ou outro modo de vida ainda menos saudável.

Publicidade

Medo exagerado

Uma criança sozinha no mundo é uma criança com medo. Medo do real e do imaginário. Ela se vê pequena em um mundo de gigantes e é quase impossível se sentir segura, quando ninguém segura sua mão. Consequentemente, ela irá ter medo de pessoas, situações e também do imaginário, com pesadelos ou até fobias – em qualquer idade.

Dificuldade para dizer ‘não’

Ela precisa de carinho, atenção, reconhecimento e faz tudo por isso. Dessa forma, tenta ao máximo agradar as pessoas que se aproximam, tendo uma grande dificuldade para dizer ‘não’. Você já imagina para onde isso pode levar, não é? Mesmo que sua vida não saia dos trilhos de fato, por dentro, ela vai acabar se perdendo, sem conseguir fazer nada por si.

Relacionamentos abusivos

Infelizmente, uma das realidades de quem não teve carinho na infância é estar mais propenso a viver um relacionamento abusivo. Não que todo relacionamento desse tipo aconteça com esse perfil, mas é mais comum. Isso porque ela está propensa a aceitar muito mais absurdos do que uma pessoa que sabe o que é afeto verdadeiro.

Baixa autoestima

Quando a criança não é valorizada, amada, há grandes chances dela desenvolver pouco apreço por si. Afinal, se os próprios pais não a querem por perto, por que ela deveria achar que vale alguma coisa? Pode levar anos para que ela entenda a situação e passe a se amar e respeitar verdadeiramente.

Publicidade

Medo da rejeição e bloqueio

Quando adolescente ou adulta, essa criança vai sofrer com o medo de ser rejeitada, seja na escola, no trabalho ou na vida pessoal. Assim, além de estar mais propensa ao relacionamento abusivo, ela também pode sofrer com o bloqueio. Como ela acha que não faz nada certo ou não quer desagradar ninguém, acaba não conseguindo fazer algumas coisas importantes para seu futuro.

Se você está sofrendo com essa dificuldade de se aproximar dos seus filhos – seja isso apenas uma fase ou algo já antigo – busque formas de melhorar. Acredite, isso também fará bem para você! Encontre atividades em comum e tenha persistência, pois pode haver algum afastamento a princípio. Se precisar, não hesite em consultar um psicólogo de confiança, que pode te dar as ferramentas necessárias para conquistar seu objetivo.

PODE GOSTAR TAMBÉM