musicoterapia o que é
Crédito: Freepik
em

Musicoterapia: o que é e quais os benefícios para a saúde

Como terapia alternativa, a musicoterapia tem feito toda a diferença na vida de muitas pessoas

A musicoterapia pode ser um alento e um remédio para muitas pessoas doentes. Algumas vezes, o hospital e as residências são o lugar onde se tem que enfrentar a luta contra uma doença ou onde se passam os últimos anos de uma vida. Contudo, isso não precisa ser sinônimo de tristeza ou solidão.

Hoje em dia, o que não faltam são tratamentos alternativos e terapias que fazem do dia destas pessoas mais leves. Cada vez mais adotada por hospitais renomados, como o Sírio-Libanês de São Paulo, a a terapia com música é poderosa e pode ajudar a salvar vidas.

Um caso real

Bervely Herzog tem 90 anos de idade e está escrevendo a sua primeira música. A iniciativa faz parte de um projeto de terapia com músicas, uma alternativa que tem feito parte da sua vida desde o final de 2017. A senhora que vive em uma casa de apoio no bairro do Bronx, em Nova Iorque, tem vivido novas experiências no final da vida.

A sua terapeuta, Kaitlyn Kelly, diz que apesar de todas as falhas de memória e confusões que ela apresenta, durante a terapia isso parece desaparecer. Segundo notícia publicada no jornal The New York Times, Bervely não se esquece de nenhuma frase da música que compuseram juntas.

Musicoterapeuta é uma profissão reconhecida nos Estados Unidos e já tem mais 7.500 profissionais espalhados pelo país.

O que é

De acordo com o hospital Sírio-Libanês, ela “possibilita a integração de pensamentos, emoções e sentidos em relação aos processos de adoecimento, internação, convalescença e até nos momentos finais de vida”. Através da utilização de instrumentos musicais e musicalidade, há também maiores chances de reduzir a quantidade de medicamentos usados.

Isso porque tende a aumentar “o alívio da dor, da ansiedade e da fadiga”, reduzindo inclusive o tempo de internação. Em outras palavras, estimula a liberação de endorfina, que atua como analgésico, trazendo também uma sensação de bem estar geral. Também tira o foco do problema em si e ajuda na socialização.

Benefícios

Excelente para a saúde mental e física, ela impulsiona a recuperação do paciente e ajuda a reduzir as sensações desagradáveis, como a dor. Porém esses não são os únicos benefícios do tratamento.

Ansiedade, humor e estresse

A musicoterapia ajuda a melhorar o humor, reduzindo o estresse e ansiedade, sendo uma excelente escolha para pessoas com esse perfil. Isso acontece não somente pela liberação do neurotransmissor, mas também pela socialização e perda do foco na doença.

Problemas cardiovasculares

Essa terapia ajuda a reduzir a pressão arterial, ajudando no tratamento de problemas cardiovasculares. Isso porque reduz as chances de ataques cardíacos e problemas correlatos, melhorando significativamente a qualidade de vida do paciente.

Disposição física

O processo durante a terapia é adaptado a cada situação e condição de saúde, podendo ter intensidades diferentes. Porém, independente disso, ela vai ajudar em atividades futuras, pois aumenta significativamente a disposição física, facilitando o tratamento e a recuperação.

Indicações

A musicoterapia é indicada para pessoas que precisem de um maior apoio psicoterapêutico, como pacientes terminais ou que sofram com doenças crônicas. Aqueles que têm que passar por tratamentos mais complicados, como a quimioterapia ou cirurgias, também podem ser beneficiados.

Além disso, pacientes em reabilitação podem ter mais disposição para fazer as atividades, quando também fazem a terapia. Outras indicações são para levar mais conforto a quem está hospitalizado há algum tempo, aumentando a sensação de bem estar e a qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

chá afrodisíaco

Chá afrodisíaco para ele e para ela: 5 receitas poderosas

minichurros

Receitas de minichurros: pequenas delícias para o café da tarde