Menu

Muro chapiscado: vantagens e como fazer na sua casa

O muro chapiscado protege a alvenaria e é mais barato do que fazer todas as etapas de acabamento

Crédito: Freepik

Publicidade

O muro chapiscado é aquele que fica todo salpicado de cimento. Para algumas pessoas pode parecer um muro inacabado, mas para outras é uma forma de fazer um acabamento mais simples e rústico. Ele é feito como parte do acabamento de um muro, garantindo mais segurança para a estrutura e aumentando a sua durabilidade.

O que é chapisco?

De fato, pode-se considerar que o chapisco é um muro inacabado, pois existem etapas que vêm depois. Mas, nem por isso precisam ser feitas. Depois que um muro de alvenaria é erguido, são feitas 3 etapas: chapisco, emboço e reboco, como pode ver na imagem acima. Então, o chapisco é a primeira camada de cimento que se coloca sobre um muro.

Como se faz muro chapiscado?

Na etapa do chapisco, que fica em contato direto com os tijolos, é feita uma mistura de cimento, areia grossa e água.

Então essa mistura é aplicada a uma distância de meio metro da parede, arremessando a massa com uma colher de pedreiro, uma brocha ou uma vassoura. É essa etapa que vai dar aderência para as próximas camadas, caso queira fazê-las.

Publicidade

Depois do chapisco vem o emboço, que nivela o chapisco e prepara a superfície para o reboco, que deixa a superfície com aspecto mais liso e preparada para a pintura.

Vantagens de fazer um muro chapiscado

O chapisco, como já mencionado, é uma camada bem importante para proteger a alvenaria e também para dar melhor aderência às camadas seguintes do acabamento. Mas, se quiser, pode fazer apenas essa camada, bem preenchida, deixando o visual mais rústico, com efeito salpicado que fica depois de arremessar a massa e não alisá-la.

Boa aderência

Quando você aplica o chapisco diretamente sobre os tijolos ou blocos, está oferecendo uma camada de proteção que vai deixar o muro mais resistente.

Sem infiltrações

Um chapisco bem feito também ajuda a evitar infiltrações de água que podem comprometer a estrutura do muro.

Publicidade

Menor custo

Se você fizer apenas a camada do chapisco, irá economizar tempo e dinheiro com as etapas seguintes.

Acabamento

Mesmo havendo outras camadas para fazer depois do chapisco, não é obrigatório. Se fizer um chapisco benfeito, ele próprio é o acabamento, que pode ser pintado ou não. O importante é fazer ao menos a camada do chapisco para não deixar os tijolos expostos, pois isso sim deixa um visual de obra inacabada.

Como pintar muro chapiscado?

O procedimento de pintura de um muro com chapisco é simples, desde que siga as instruções para um bom resultado.

Publicidade
  1. Antes de fazer a de pintura, é importante esperar a cura total do cimento chapiscado, que é de 28 dias.
  2. Com o cimento curado, a próxima etapa é aplicar 2 demãos de seladora acrílica para ajudar na aderência e economia de tinta.
  3. Depois é só aplicar a tinta, que pode ser com rolo de lã extra alto ou pistola para pintura (Airless). Se preferir utilizar rolo de lã, faça 3 demãos de tinta. Se for usar Airless, faça apenas 2 demãos.

Crédito das imagens: Casa e Construção

Veja também: Pergolado de ferro: como é feito e modelos para se inspirar

Sair da versão mobile